====== Lista de e-mail ====== A recomendação é que a criação de listas de e-mail seja feita pela TI ou pelo setor de Comunicação Social do campus. **Permissões necessárias**: Administrador de grupos, no Google Admin ===== 1 Criação de lista de e-mail ===== Acesse admin.google.com com seu e-mail institucional e navegue até Diretório :: Grupos (na plataforma do Google as listas de e-mail serão sempre tratadas como Grupos). Antes de criar um novo grupo certifique-se de: - Seguir um padrão coerente, contendo, de forma sucinta, uma descrição única da lista e a sigla do campus, separado por um ponto (ex.: administracao.maranguape@grupos.ifce.edu.br). - Verificar se a lista já existe como uma lista com participação automática, caso exista, solicite apenas acesso à administração da lista. - Verificar se a lista já existe como uma lista padrão com outro nome {{ :dgti:listas:grupo_criar.jpg?nolink |}} Após serem feitas as verificações necessárias, clique em **Criar grupo**. Na tela seguinte informe os dados solicitados, escolha o subdomínio @grupos.ifce.edu.br e clique em próximo. {{ :dgti:listas:grupo_criar_2.jpg?nolink |}} **Importante: na etapa seguinte certifique-se de configurar corretamente os acessos ao grupo. A configuração marcada por padrão é mais abrangente, permitindo que qualquer usuário participe e envie postagens ao grupo, recomendamos que os acessos para publicar postagens sejam restritos apenas aos administradores do grupo.** Após feita a configuração, clique em Criar Grupo e em seguida em concluir. {{ :dgti:listas:grupo_criar_3.jpg?nolink |}} ===== 2 Configuração de moderação da lista ===== Em Diretório :: Grupos, localize o grupo recém criado e clique na seção Configurações. Após revisar as configurações de acesso, clique em __Veja e edite as configurações de moderação__ para configurar como as mensagens enviadas à lista devem ser moderadas. {{ :dgti:listas:grupo_moderar.jpg?nolink |}} A plataforma de grupos do Google possibilita diversas opções de configuração, que devem ser utilizadas conforme necessidade. Atente-se, porém, à moderação da lista. Por padrão o Google pode criar a lista de forma que as mensagens enviadas não sejam moderadas, e, portanto, sejam automaticamente retransmitidas para os participantes. Certifique-se de configurar corretamente a moderação de acordo com a sua necessidade, sendo recomendado por padrão que sempre seja feita moderação de todas as mensagens. {{ :dgti:listas:grupo_moderar2.jpg?nolink |}}