# Sistema de Gerenciamento de Bens Imóveis do IFCE Sistema responsável pelo cadastro e organização de imóveis. ### Índice * [[#gerenciamento imóveis|Imóveis]] * [[#gerenciamento de obras|Obras]] * [[#gerenciamento de licitações|Licitações]] * [[#gerenciamento de contratos|Contratos]] * [[#gerenciamento de vistorias|Vistorias]] * [[#gerenciamento de campus|Gerenciamento de Acesso - Campus]] * [[#gerenciamento de usuários|Gerenciamento de Acesso - Usuários]] * [[#gerenciamento de papéis|Gerenciamento de Acesso - Papéis]] ### Acesso ao sistema #### Login Para efetuar login no sistema, digite seu Email e Senha e clique no botão **Login**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_11-07-29-logggg.png?nolink&100|}} #### Editar suas informações de Usuário Para alterar informações do seu perfil clique no botão superior à direita. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-12-02-usu1.png?nolink|}} Depois clique no Botão com o seu nome. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-14-15-usu22.png?nolink|}} Então aparecerá essa tela: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-15-48-editt.png?nolink|}} * Nome - Modifica o nome de Usuário. * Email - Modifica o Email do Usuário. * Telefone - Modifica o Telefone do Usuário. * Campus - Seleciona o Campus do Usuário. * Papel - Seleciona o tipo de Usuário. //**Apenas Administradores de Papel podem modificar isso**// * Salvar - Finaliza e salva a edição. * Cancelar - Cancela as modificações feitas. #### Sair do sistema Para sair do sistema clique no botão superior à direita. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-12-02-usu1.png?nolink|}} Depois clique no botão **Sair**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-39-32-exit.png?nolink|}} #### Esqueceu sua senha? Caso tenha esquecido sua senha é possível definir uma nova senha clicando no link **Esqueceu sua senha?**, na tela de login, conforme imagem abaixo: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-43-22-esq.png?nolink|}} Na tela seguinte será solicitado o seu email utilizado para o login. Digite o email e clique no botão: **Enviar instruções por email**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-44-55-esqop.png?nolink|}} Se as informações estiverem corretas, em instantes, você deverá receber um email com um link para a tela em que você redefinirá sua senha para acesso ao sistema. ### Gerenciamento de Imóveis Nesta tela é possível gerenciar os Imóveis do Sistema. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_15-02-29-imo.png?nolink|}} #### Criando um novo Imóvel Para criar um Imóvel, clique no botão **Novo Imóvel**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_15-08-16-noimo.png?nolink|}} **Dados Básicos** {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-20-05-dada.png?nolink|}} Estes são os campos obrigatórios dos **Dado Básicos**: **Se possui cadastro Spiunet, aparece o campo obrigatório "Código RIP"** {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_15-30-36obg.png?nolink|}} * Código RIP - Código de Registro Imobiliário Patrimonial. * Campus Responsável - Selecione o Campus Responsável pelo imóvel. * Tipo do Imóvel - Determina o fim do imóvel. Ex.:"Agrícola" * Domínio - Tipo de domínio da propriedade. "Algugado", "Cedido" ou "Próprio". //**Para cada tipo de domínio se abrem campos novos**// * Endereço do Imóvel - Digite a Localização do Imóvel. * Município do Imóvel - Selecione a Cidade onde se localiza o Imóvel. * Conceituação - Selecione Conceituação do Terreno. * Natureza - Tipo de ambiente. "Rural" ou "Urbano" * Área do Terreno - Informe a área em **m²** ou **ha**. * Valor do m² - Informe o valor do metro quadrado em **R$**. * Valor do Terreno - Informa o resultado do valor final baseado no preço do m² e tamanho. * Latitude - Informe a Latitude em **Graus**. * Longitude - Informe a Longitude em **Graus**. * Memorial Descritivo do Terreno - Se houver um Memorial, digite-o neste campo. **Imagens** {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-18-02-iii.png?nolink|}} Para adicionar imagens clique no botão **Adicionar Imagem**: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_16-23-22-img_ad.png?nolink|}} Adicione uma Legenda e clique em **Selecionar arquivo** e escolha a imagem a ser adicionada do seu computador. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_16-26-31-imglgd.png?nolink|}} Para Remover a imagem, clique no botão **Remover Imagem** {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_13-57-33-remov.png?nolink|}} **Documentos** {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-15-34-ddddd.png?nolink&100|}} Adicione aqui os documentos oficiais do Imóvel: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-09-21-docu.png?nolink|}} **Edificações** Esta aba serve para adicionar Edifícios e construções. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-24-07-ediddi.png?nolink|}} Para adicionar uma Edificação clique no botão **Adicionar Edificação**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-22-22-adede.png?nolink|}} Aparecerá este popup: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-29-36-opo.png?nolink|}} *Campos: * Denominação da Edificação - Nome do Prédio ou Edifício. **Obrigatório** * Área Construída - Dimensões da área de construção em m². **Obrigatório** * Fração Ideal - Cáculo feito automaticamente baseado na Área de construção e Área total do terreno. * Conservação - Selecione o Estado de conservação do Edifício. **Obrigatório** * Idade Aparente - Selecione o Idade Aparente do Edifício. **Obrigatório** * Valor da Edificação - Valor do Edifício em **R$**. **Obrigatório** * Quantidade de Pavimentos - Quantidade de pisos ou andares. **Obrigatório** * Descrição da Destinação da Edificação - Descrição sobre a função ou determinação relacionada ao Edifício. * Data da Última Avaliação - Última Avaliação do Edifício. **Obrigatório** * Nível de Rigor da Última Avaliação - Selecione Qualidade da última Avaliação. **Obrigatório** * Prazo de Validade da Avaliação - Data gerada baseada na Data da avaliação e nível de rigor da mesma. * Observações Adicionais - Faça Observações de sua escolha na descrição do Edifício. * Para adicionar imagens: 1-Clique na aba "Imagens" do popup. 2-Clique no botão **Adicionar imagem**. 3-Preencha o campo legenda e selecione uma imagem do seu computador. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-06-49-inst.png?nolink|}} Para remover uma imagem clique no botão **Remover imagem**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-12-35-_removv.png?nolink|}} Depois de preencher os campos obrigatórios clique no botão **Salvar**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-04-56-savdd.png?nolink|}} Para Cancelar ou salvar o Imóvel cadastrado clique no botão **Cancelar** ou **Salvar**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-14-58-sacc.png?nolink|}} #### Modificando um Imóvel Para **Exibir**, **Editar** ou **Deletar** um imóvel, clique em um dos botões com seus respectivos nomes. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-16-33-exx.png?nolink|}} #### Filtrando um Imóvel Para Filtrar os imóveis, clique na aba "Filtros". {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-24-08-filt.png?nolink|}} Selecione as características desejadas usando os campos de filtro e clique no botão **Buscar**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-25-47-tif.png?nolink|}} * Campus Responsável - Selecione o campus responsável pela posse do Imóvel. * Domínio - Tipo de domínio do Imóvel. "Algugado", "Cedido" ou "Próprio". * Natureza - Tipo de ambiente. "Rural" ou "Urbano". * Imóvel sob Júdice - Selecione se o imóvel está sob júdice de alguém. * Código - Digite a numeração de cadastro do Imóvel. * Município - Selecione o Município onde se localiza o imóvel. * Forma de Aquisição - Tipo de Aquisição do Imóvel. "Compra", "Permuta". * Direito Adquirido - Direito Adquirido do Imóvel. "Domínio Útil", "Posse". * Código RIP - Digite o Código de Registro Imobiliário Patrimonial. * Endereço - Digite o Endereço do Imóvel. * Situação da Incorporação - Selecione se o Imóvel está "Em processo de Incorporação" ou "Incorporado". * Tipo do Imóvel - Determina o fim do imóvel. Ex.:"Agrícola". * Conceituação - Selecione Conceituação do Terreno. ### Gerenciamento de Obras Nesta tela é possível gerenciar as obras do Sistema. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-13_11-14-50-obr.png?nolink|}} ####Criando uma Nova Obra Para Criar uma Obra clique no Botão **//Nova Obra//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-13_11-17-15-noob.png?nolink|}} Abrirá esta página; os campos em vermelho são os obrigatórios. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-13_11-19-37-obob.png?nolink|}} * Campus Responsável - Selecione o campus responsável pela Obra. * Imóvel da Realização da Obra - Selecione o Imóvel relacionado a Obra. * Edificação de Realização da Obra - Selecione uma Edificação relacionada a Obra. * Nome da Obra - Digite o Nome da Obra. * Finalidade da Obra - Escreva sobre a finalidade da Obra. * Tipo da Obra - Selecione o Tipo de Obra. "Ampliação", "Construção". * Fiscal da Obra - Digite o Nome do da pessoa a fiscalizar a Obra. * Telefone do Fiscal - Digite o/os Telefone(s) do Fiscal. * Email do Fiscal - Digite o email do Fiscal. Após preencher todos os campos Clique no Botão **//Salvar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-13_11-49-54-salob.png?nolink|}} ####Filtrando uma Obra Clique na aba **//Filtros//** e aparecerão campos para preencher. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_10-30-20-fobr.png?nolink|}} * Código - Digite o código de cadastro da Obra. * Nome - Digite o nome da Obra. * Campus Responsável - Selecione o campus responsável pela Obra. * Tipo - Selecione o tipo de Obra a filtrar. "Construção", "Manutenção" * Imóvel - Selecione o Imóvel relacionado a Obra. * Edificação - Selecione a Edificação relacionada a Obra. Após preencher os campos a sua escolha, clique no botão **//Buscar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_10-39-29-busob.png?nolink|}} ### Gerenciamento de Licitações Nesta página você pode gerenciar as licitações no sistema. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_10-43-12-lic.png?nolink|}} ####Criando uma Nova Licitação Clique no botão **//Nova Licitação//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_10-45-23-nolic.png?nolink|}} Abrirá esta página, com os campos para preencher; abaixo estão em vermelho os obrigatórios: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_10-47-42-obglic.png?nolink|}} * Processo Número - Digite o Número do Processo * Campus licitante - Selecione Campus relacionado a licitação criada. * Setor Demandante - Digite o Setor que demanda a solicitção. * Edital Número - Digite o Número do Edital. * Ano de Publicação - Digite o ano em que será publicada sua licitação. * Modalidade - Selecione a modalidade da licitação. "Concorrência", "Dispensa". * Número da Modalidade - Digite o Número da Modalidade da licitação * Justificativa - Digite a Justificativa para a demanda de licitação. * Tipo - Selecione o tipo de licitação. "Melhor Técnica", "Menor Preço". * Regime de contratação - Selecione o tipo de contrato de trabalho. "Empreitada Integral","Tarefa". * Objeto - Digite o Objeto da licitação. * Caracterização do Objeto - Descreva o Objeto da licitação. * Data de Realização da Licitação - Selecione a data em que foi feita a licitação. * Horário de abertura das propostas - Selecione um horário para se iniciarem as propostas às empresas. * Projeto básico - Informe se é um projeto básico ou não. * Projeto executivo - Informe se é um projeto executivo ou não. * Orçamento Estimado - Digite um orçamento em **R$**. * Inserir Orçamento Detalhado - Selecione o arquivo relacionado ao Orçamento. * Informações Complementares - Digite Informações complementares sobre a licitação. Para Salvar a Licitação clique no botão **//Salvar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_11-21-31-sallic.png?nolink|}} ####Filtrando Licitações Para Filtrar as licitações clique na aba **//Filtros//**. Aparecerão os campos para preencher. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_11-27-06-filli.png?nolink|}} * Código - Digite o Código da licitação. * Edital Número - Digite o número do edital. * Regime de Contratação - Selecione o tipo de contrato de trabalho. "Empreitada Integral","Tarefa". * Processo Número - Digite o número do processo. * Ano - Digite o ano da licitação. * Campus Licitante - Selecione o campus relacionado a licitação. * Modalidade - Selecione a modalidade da licitação. "Concorrência", "Dispensa". * Setor - Digite o setor relacionado a licitação. * Tipo - Selecione o tipo de licitação. "Melhor Técnica", "Menor Preço". Clique no botão **//Buscar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_11-42-57-buslic.png?nolink|}} ### Gerenciamento de Contratos Nesta página você pode gerenciar contratos. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_11-50-50-cont.png?nolink|}} #### Criando um Novo Contrato Para gerar um novo Contrato clique no botão **//Novo Contrato//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_09-37-00-nocont.png?nolink|}} Aparecerá esta página; em vermelho estão os campos Obrigatórios: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_09-46-19-cacont.png?nolink|}} * Obra - Selecione uma Obra já cadastrada. * Número do processo licitatório - Selecione uma Licitação já cadastrada. * Número de Contrato - Digite o número do Contrato. * Tipo do contrato - Selecione o tipo de Contrato. "Ampliação", "Contratação". * Tipo de execução - Selecione o tipo de execução do Contrato. "Empreitada Geral", "Tarefa". * Contratada - Selecione uma Empresa ou adicione uma com o botão **+**. * Data de Assinatura do Contrato - Selecione a data de assinatura do Contrato. * Vigência do Contrato - Digite a duração do Contrato em dias corridos. * Data de Término do Contrato - Selecione a data de término do Contrato. * Valor do Contrato - Digite o valor do Contrato em **R$**. * Situação do Contrato - "Inativo", "Ativo", "Em andamento". * Data de Início do Objeto - Selecione a data de início do Objeto. * Total de Dias para Entrega do Objeto (em dias corridos) - Digite em quantos dias o Objeto precisa ser entregue. * Data de Entrega do Objeto - Selecione a data de entrega do Objeto. Para Inserir o Contrato Digitalizado clique no botão **//Selecionar Arquivo//** e selecione o seu arquivo. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_10-43-03-seapr.png?nolink|}} Clique no botão **//Próximo//** para continuar na aba "Etapas e Serviços". {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_10-51-32-prox.png?nolink|}} Na nova aba, Você deve selecionar uma planilha de "Etapas e Serviços"; clique em **//Selecionar Aquivo//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_10-55-53-slec.png?nolink|}} Para Finalizar o novo Processo, clique em **//Salvar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_10-55-53-salccc.png?nolink|}} ####Filtrando Contratos Clique na aba **//Filtros//**. * Código - Digite o código do Processo. * Licitação - Selecione a Licitação relacionada ao Processo. * Número - Digite o Número do Processo. * Tipo - Selecione o tipo de Processo. * Objeto - Digite o Objeto do Processo. * Empresas - Selecione uma Empresa. * Obra - Selecione uma Obra. * Situação Contrato - Selecione a situação do Contrato. Após preencher os campos, clique no botão **//Buscar//** para terminar a busca. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_11-23-57-buscar.png?nolink|}} ### Gerenciamento de Vistorias Nesta tela você pode gerenciar as Vistorias: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_11-38-21-vist.png?nolink|}} #### Criando uma nova Vistoria Para criar uma nova Vistoria clique no botão **//Nova Vistoria//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_11-35-35-novis.png?nolink|}} Aparecerá esta página; de vermelho estão marcados os campos obrigatórios: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_12-11-26-camposii.png?nolink|}} * Obra - Selecione uma Obra já cadastrada. * Contrato - Selecione um Contrato já cadastrado. * Data da Vistoria - Selecione a data em que será realizada a Vistoria. * Fiscal Responsável - Digite o nome do Fiscal que realizará a Vistoria. * Relatório - Digite o Relatório de solicitação de Vistoria. * Inserir Livro de Obras - Insira um arquivo com o Livro de Obras clicando no botão **//Selecionar Arquivo//**. * Tipo de Vistoria - Selecione o Tipo de Vistoria a ser realizada. "Com Medição" ou "Sem Medição". Para adicionar imagens relacionadas a Vistoria, clique na aba **//Imagens//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-27-13-imgvs.png?nolink|}} Depois clique no botão **//Adicionar imagem//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-29-04-adi.png?nolink|}} Digite um nome e clique em **//Adicionar imagem//** e selecione seu arquivo. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-34-11-adigg.png?nolink|}} Para Remover a Imagem clique em **//Remover Imagem//** {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-36-04-excim.png?nolink|}} Para Salvar a nova Vistoria clique em **//Salvar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-38-33-salvv.png?nolink|}} #### Filtrando Vistorias Clique na aba **//Filtros//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-42-50-filtv.png?nolink|}} * Obra - Selecione uma Obra já cadastrada. * Contrato - Selecione um Contrato já cadastrado. * Data - Selecione a data inicial e final da Vistoria. Depois clique no botão **//Buscar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-47-23-busvis.png?nolink|}} ### Gerenciamento de Campus Nesta página você pode gerenciar os Campus no sistema: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-55-23-campu.png?nolink|}} #### Criando um novo Campus Para criar um novo Campus Clique no botão **//Novo Campus//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_12-03-41-crca.png?nolink|}} Aparecerá esta página, os campos em vermelho são os obrigatórios: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_12-02-36-campiss.png?nolink|}} * Nome - Digite o nome do Campus.\\ * Sigla - Digite a sigla do Campus.\\ * Cnpj - Digite o Cnpj do Campus.\\ * Código da UG - Digite o Código da UG do Campus.\\ * Endereço - Digite o Endereço do Campus.\\ * Complemento - Digite um Complemento do Endereço.\\ * Bairro - Digite o nome do bairro onde se localiza o Campus.\\ * Estado - Selecione o estado em que se localiza o Campus.\\ * Cidade - Selecione a cidade em que se localiza o Campus.\\ * Cep - Digite o Cep do Campus.\\ Para finalizar a criação do Campus clique no botão **//Salvar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_12-18-26-salca.png?nolink|}} #### Filtrando Campus Clique na aba **//Filtros//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_12-21-07-abafi.png?nolink|}} * Nome - Digite o nome do Campus.\\ * Sigla - Digite a sigla do Campus.\\ * Cnpj - Digite o Cnpj do Campus.\\ * Cidade - Selecione a cidade em que se localiza o Campus.\\ Para Finalizar a busca clique no botão **//Buscar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_09-50-51-busca.png?nolink|}} ### Gerenciamento de Usuários Nesta página você gerencia os Usuários do sistema. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_09-56-46-uddu.png?nolink|}} #### Criando um novo Usuário Para criar um novo Usuário clique em **//Novo Usuário//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-00-13-nousu.png?nolink|}} Aparecerá esta página; os campos em vermelho são os obrigatórios. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-08-26-caus.png?nolink|}} * Nome - Digite o nome do Usuário. * Email - Digite o email do Usuário. * Telefone - Digite o telefone do Usuário. * Senha - Digite a senha desejada para o Usuário. * Confirmação de Senha - Digite a senha novamente. * Campus - Selecione o Campus relacionado ao Usuário. * Papel - Selecione um papel cadastrado para o Usuário. Após preencher os campos, clique no botão **//Salvar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-13-05-salvar.png?nolink|}} #### Filtrando Usuários Para filtrar os Usuários, clique na aba **//Filtros//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-14-38-filtroa.png?nolink|}} * Nome - Digite o nome do Usuário. * Email - Digite o email do Usuário. * Uo - Selecione o Campus relacionado ao Usuário. * Papel - Selecione um papel do Usuário. Para finalizar a busca, clique no borão **//Buscar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-20-10-buscar.png?nolink|}} ### Gerenciamento de Papéis Nesta página você pode gerenciar os papéis do sistema. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-30-50-pap.png?nolink|}} #### Criando um Novo Papel Para criar um novo Papel, clique no botão **//Novo Papel//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-32-23-novoaa.png?nolink|}} Aparecerá esta página: {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-33-52-pae.png?nolink&100|}} * Nome - Digite um nome relacionado ao papel. * Apenas Local? - Selecione se o papel é exclusivamente local. * Permissões - Selecione as permissões desejadas. #### Permissões As permissões possuem um padrão de escrita. "Admin::Página - função". {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-45-39-per.png?nolink|}} Exemplos: Admin::Contrato - destroy = exclui contrato. Admin::Imóvel - create = cria imóvel. A função "home-index" dá apenas visualização para o papel, e "all-manage", dá todas as funções ao papel. #### Filtrando Papéis Para filtrar os Papéis, clique na aba **//Filtros//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-59-06-filttt.png?nolink|}} * Nome - Digite um nome relacionado ao papel. * Local - Selecione se o papel é local ou não. Para finalizar a busca, clique no botão **//Buscar//**. {{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_11-03-54-buscarrr.png?nolink|}} * [[#sistema de gerenciamento de bens imóveis do ifce|Início]]