dgti:email:setorial:faq

FAQ de e-mail (setor, projeto ou evento)

O limite de 20 caracteres para contas de e-mail setorial deixou de existir a partir de 06/09/2021, após uma reformulação do módulo no SUAP.

Todos os e-mails no IFCE são gerenciados pelo SUAP, que permite o controle das contas, atribuição a uma pessoa responsável, ativação/desativação e aplicação de regras de negócio. Após a conta ser criada no SUAP existe um comando periódico que faz a leitura de todas as contas cadastradas no sistema e faz a sincronização com o serviço de LDAP. No caso de e-mails de setor, projeto ou evento, essa sincronização é feita a cada 20 minutos com o LDAP.

No servidor de diretório LDAP há um software do Google que faz a leitura dos dados do LDAP e faz a sincronização com sua plataforma, seguindo parâmetros configurados pela DGTI. Nesse momento a conta será criada ou alterada, mas sem informações de senha. Essa sincronização ocorre a cada 45 minutos.

Um segundo software do Google instalado em cada controlador de domínio no diretório do IFCE é responsável por interceptar as requisições de alteração de senha e fazer a sincronização em tempo real com a plataforma do Google.

Devido ao tempo de sincronização do SUAP com o servidor LDAP e do servidor LDAP com o Google o tempo de criação da conta varia entre 30m e 1h25m. O custo de processamento para checar individualmente o status de criação das contas inviabiliza, no momento, o acompanhamento em tempo real do status de criação, por esse motivo, e para prever eventuais problemas que possam ocorrer na primeira tentativa de sincronização, solicitamos o tempo de 2h.

Por gentileza entre em contato através da Central de Atendimento do IFCE (https://ifce.edu.br/centraldeatendimento) solicitando a disponibilização do domínio para o seu campus. Informe no chamado detalhes da sua necessidade para que a equipe da DGTI possa verificar com mais embasamento.

Na DGTI faremos a configuração do seu domínio na plataforma do Google e disponibilizaremos no SUAP para o seu campus.

A cada sincronização do SUAP com o LDAP fazemos algumas verificações para se certificar de que o e-mail deve permanecer ativo, uma delas é quanto ao responsável pela conta. Caso o responsável pela conta tenha deixado de ser um servidor ativo (por exoneração ou redistribuição, por exemplo) todas as contas de e-mail vinculadas a esse servidor serão desativadas automaticamente.

Essa diretiva existe para que as contas de e-mail institucionais sempre estejam vinculadas a uma pessoa responsável. A desativação obriga o interessado pela conta, seja o chefe de setor ou o próprio usuário, a informar quem será o servidor responsável, e manter sempre essa informação atualizada.

Assim como para contas de e-mail de servidor, as contas de e-mail setorial podem ser alteradas na plataforma do Google, mantendo todos os dados. Caso exista, por exemplo, uma conta de e-mail almox.fortal@ifce.edu.br e o setor deseje alterar para almoxarifado@fortaleza.ifce.edu.br, será necessário abrir chamado com a DGTI através da Central de Atendimento (https://ifce.edu.br/centraldeatendimento) informando os dados necessários para a mudança.

Na DGTI faremos inicialmente a renomeação do usuário no G Suite e, em seguida, a alteração da conta no SUAP, para que mantenha a sincronia entre os registros.

É possível que em casos excepcionais o e-mail não seja criado após o prazo estipulado de 2h. Nesse caso será necessário abrir chamado com a DGTI através da Central de Atendimento (https://ifce.edu.br/centraldeatendimento) informando os dados da conta de e-mail para que possamos analisar nos logs de sincronização o motivo do problema ter ocorrido e providenciarmos a correção.

Após a migração do módulo de e-mails setoriais do SUAP, ocorrida em 06/09/2021, todas as contas mantiveram o padrão utilizado até então para exibição do nome da conta no Google “nome.email - IFCE”. Para alterar edite o e-mail e informe o nome desejado no campo “Nome de exibição”, conforme instruções contidas em Criar e-mail setorial.

  • dgti/email/setorial/faq.txt
  • Última modificação: 2021/09/04 11:43
  • por dokuwiki