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Visão Geral do Sistema de Telefonia
Este documento padroniza as soluções em telefonia em uma arquitetura única, desta forma garantimos uma solução que seja compatível em todo o Instituto facilitando a troca de conhecimento e que todos possam propor
Como faço para aderir?
A adesão ao sistema é aberto a qualquer cliente da RNP, entretanto, alguns pre-requisitos devem ser atendidos:
- Requer um profissional ou técnico em TI com conhecimentos em VoIP que esteja disposto a manter o sistema em funcionamento;
- No minino 1 (um) Link E1 com qualquer operadora;
Caso seu campi atenda aos requisitos acima, basta abrir um chamado solicitando a adesão utilizando os contatos de suporte mais abaixo.
Problemas
A solução adotada na Reitoria, utiliza-se de equipamentos e serviços disponibilizados pela RNP, em caso de problemas relacionados à hardware ou software, deverá ser aberto um chamado para o contato abaixo:
Formas de abrir chamado: Por Email: sd@rnp.br Por Autoatendimento*: https://atendimento.rnp.br/otrs Por Telefone: (61) 1030-3001 e (61) 1030-3002 * Para usar o autoatendimento, Identifique-se usando a autenticação confederada (CAFe)
Visão Geral da Arquitetura
Eis um esboço de como está arquitetado a solução de telefonia na Reitoria:
Note que a PABX-Analógica não está ligada diretamente ao Modem da Operadora, ela está ligada a um equipamento chamado Kommuter, responsável por direcionar todas as chamadas originadas pelos ramais analógicos para o servidor fone@RNP-GWT, este servidor identifica o numero discado e dependendo do destino pode direcionar esta chamada para ser completada pela internet usando outro cliente conectado ao fone@RNP.
Por exemplo: Um ramal deseja fazer uma ligação DDD-FIXO para Brasilia (DF), o servidor captura a chamada e a encaminha para o POP-DF, em seguida ligação é completada usando o link E1 do POP-DF, desta forma é tarifada uma ligação local.
O mesmo pode ocorrer quando um ramal da Reitoria disca para qualquer campi que possua o fone@RNP instalado como Maracanaú, Ubajara ou Baturité.
Além da captura de chamadas, o Kommuter possui também função de fail-over, ou seja, caso o servidor esteja indisponível por qualquer motivo, todas as chamadas externas da central são encaminhadas para o Modem da Operadora.
Ramais IP
A RNP oferece a seus clientes uma solução de PABX-IP virtual. São duas maquinas virtuais (uma master e outra slave) que fazem papel de PABX-Virtual, os Ramais, Usuários SIP, Departamentos, E Telefones IP devem ser cadastrados na maquina master, todas as configurações são sincronizadas entre as duas VMs. Para acessar use o endereço abaixo:
https://m1.pbxip.ifce.edu.br/PBX-IP/ As credenciais de acesso encontram-se no sistema de guarda de chaves.
Abaixo segue os parâmetros de conexão dos telefones ip:
Proxy Server: adm.voip.ifce.edu.br Porta: 5080 Caso não seja possivel especificar a porta utilize: adm.voip.ifce.edu.br:5080 Usuário: Utiliza-se o numero do ramal Senha: Senha informada no cadastro
Para mais detalhes sobre a Telefonia IP acesse este artigo