infraestrutura:backup-win

Contribuidores

Revisão: 0.1a (Validação não agendada)
Nome do Servidor Endereço IP Sistemas em Produção Empresa Responsável
mssql-0.ifce.edu.br 200.17.33.36 qAcademico e qSelecao Qualidata Daniel Alencar (Proen)
mssql-1.ifce.edu.br 200.17.33.44 Sophia PrimaSoft Marcelo Almeida (DGTI)

O Backup dos servidores Windows é feito utilizando o Cobian Backup, o programa de instalação desta solução encontra-se dentro da pasta DGTI no freenas freenas.ifce.edu.br\dgti ou pode ser baixado diretamente no site do fabricante (Cobian Soft) esta solução deve ser instalada no servidor cliente.

A interface do cobian é bastante intuitiva, portanto, não cabe explanar todas as suas funcionalidades neste artigo, entretanto, alguns pontos devem ser observados para uma nova instalação da ferramenta:

  • O cobian deve ser instalado como serviço do windows;
  • A copia de sombra de volume deve ser ativada durante a instalação;
  • Deve ser configurado as transferencias por FTP no modo passivo;

O Backup dos servidores SQL Server (mssql-0 e mssql-1) são feitos diariamente iniciando-se sempre as 00:00h e com horário previsto para o termino às 6:00h.

Existe um JOB no SGDB do SQL Server 2008 chamado BACKUP_JOB que faz o backup do database e escreve o arquivo de backup na pasta BACKUP, sempre sobrescrevendo o ultimo arquivo gerado no dia anterior.

Localização das pastas BACKUP:

Servidor Pasta de Backup
mssql-0 E:\BACKUP
mssql-1 C:\BACKUP

Logo abaixo segue o script que faz o backup do database, vale lembrar que para cada banco de dados no servidor, uma copia deste script deve ser adicionado ao JOB. Caso queira adicionar um novo banco a rotina de backup, copie e cole o trecho abaixo no final do ultimo “GO” na sessão SCRIPT do JOB no SQL Server.

BACKUP DATABASE [NOME_DO_DATABASE] TO  
  DISK = 'E:\BACKUP\NOME_DO_DATABASE.BAK'

WITH NOFORMAT,COMPRESSION, INIT,  NAME = N'NOME_DO_DATABASE-Full Database Backup', 
SKIP, NOREWIND, NOUNLOAD,  STATS = 10

GO

Transferencias por FTP podem ocorrer timeout ao ler o arquivo antes de ser transferido, isto ocorre quando o arquivo a ser enviado é muito grande, considere grande quando o mesmo arquivo ultrapassar 20GiB, para resolver este problema o backup do database pode ser dividido em n partes, o script abaixo faz o backup dividindo em n partes:

BACKUP DATABASE [NOME_DO_DATABASE] TO  
  DISK = 'E:\BACKUP\NOME_DO_DATABASE_part1.BAK'
, DISK = 'E:\BACKUP\NOME_DO_DATABASE_part2.BAK'
, DISK = 'E:\BACKUP\NOME_DO_DATABASE_partN.BAK'

WITH NOFORMAT,COMPRESSION, INIT,  NAME = N'NOME_DO_DATABASE-Full Database Backup', 
SKIP, NOREWIND, NOUNLOAD,  STATS = 10

GO

Note que em ambos os casos o arquivo de backup ja é escrito no disco compactado, a clausula COMPRESSION faz isto, desta forma não há necessidade de se comprimir o arquivo antes de ser transferido.

Após a criação do arquivo de backup cobian faz a transferencia do arquivo. Não existe nenhuma interação do SQL Server com o cobian, O job do cobian é iniciado em um horário pre-estabelecido, no caso do SQL Server 1, o job inicia as 04:00h.

O Job de backup criado no cobian está configurado para executar tarefas diferentes a cada dia da semana, o exemplo abaixo mostra a configuração do JOB que é executado toda segunda:

O exemplo acima refere-se ao job do mssql-0, perceba que o arquivo de backup possui dois destinos diferentes:

Servidor Endereço IP Localização Fisica
Windows Server 2008R2 200.129.17.253 Reitoria (Soriano Albuquerque)
Windows Server 2008R2 200.17.32.211 IFCE - Campus Maracanau

Os servidores IIS também seguem o mesmo principio dos servidores SQL Server, exceto pelo fato de não haver um JOB de backup. Os arquivos que necessitem ser copiados dependem da aplicação que está em produção.

Sophia

Não há necessidade

qAcadêmico e qSeleção

Diretório copiado:

  C:/Qualidata

Os servidores Windows em geral seguem o mesmo principio adotado no IIS, o que muda é quais os arquivos que o responsável pelo servidor dirá que são importantes.

Para restaurar um backup, basta acessar o servidor por FTP ou por RDP, utilizando as credenciais de acesso disponiveis no 1password.

O arquivo de backup deve ser copiado e enviado ao responsável pelo servidor, entretanto, não é recomendado o acesso do mesmo diretamente ao servidor. O arquivo .BAK deve ser copiado para outro dispositivo ou servidor e as credenciais de acesso FTP deve ser enviadas ao requisitante.

Abaixo segue a estrutura de diretório do servidor de backup

Diretorio Conteúdo
F:/SQL SERVER/ Contém os arquivos de backup do mssql-0 FULL retidos durante o ano anterior
F:/SQL SERVER-1/ Contém os arquivos de backup do mssql-1 FULL retidos durante o ano anterior
G:/IIS/* Contém os arquivos de backup feitos no ISS, segunda, quarta e sexta
G:/SQLServer/* Contém os arquivos de backup do mssql-0 FULL feitos durante a semana
G:/SQLServer-1/* Contém os arquivos de backup do mssql-1 FULL feitos durante a semana

Estas ultimas duas pastas contem uma pasta MENSAL, onde é retido o backup feito sempre no primeiro dia do mês, após completar 12 meses, ou caso necessite de mais espaço em disco na unidade G, os arquivos desta pasta são movidos para o disco F:

O monitoramento do backup pode ser feito utilizando o próprio cobian que envia diariamente um email com os logs de backup realizado, para acompanhar esta rotina, acesse o servidor que deseja monitorar e adicione o endereço de email para cada job configurado na maquina.

Acesso, Autenticação e Autorização

Os acessos a estes servidores de backup não poderá ser cedido para outros usuários, ou em casos excepcionais, sob expressa autorização da Diretoria de TI.

Com relação as credenciais de acesso, encontram-se disponiveis no 1password.

Thiago Feitosa 2016/03/02 12:00

  • infraestrutura/backup-win.txt
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)