sistema:sophiaerroenviaremail

Quando este problema ocorrer podem ser três causas:
1. A configuração de emails no sistema Sophia está com a senha ou a configuração errada.
2. O servidor 200.17.33.16 não está com alguma permissão para envio de email.
3. O próprio Sophia não envia por problema nele.
Primeiramente é importante verificar se a senha do email institucional da biblioteca está correta.
Entre no servidor 200.17.33.16 e terá uma pasta Teste de Email e verifique se os emails estão sendo enviados pelo hotmail e GMAIL. Em caso de positivo, o problema está no Sophia. Para esse teste é só abrir o CMD e digitar o nome do arquivo.

Para configurar o email no Sophia é necessário informar a senha do email institucional da biblioteca do campus no Sophia. Caminho a ser procurado no Sophia: Manutenção → Configuração de Sistema → Configuração Local → Email → Configurações → Gerenciador.


O serviço de Operações automaticas do Sophia que fica dentro de serviços do servidor 200.17.33.16. Esse serviço é o responsável por realizar o envio de emails. O serviço de envio de emails é feito em .Net com a classe smtpclient. Essa classe não trabalha com o envio de emails na porta 465 (ssl implicito). Somente na porta 587 (SSL explicito). Essa classe também funciona com a porta 25.
Hoje o Sophia está configurado para enviar emails pelo servidor do zimbra, que é o m.ifce.edu.br, na porta 25 e sem autenticação. Está configurado para enviar pelo servidor do zimbra, mas com a assinatura do expresso, ou seja, o aluno receber o email com a assinatura biblioteca.campus@ifce.edu.br. No qual o campus será o respectivo campus. Por exemplo, biblioteca.fortaleza@ifce.edu.br ou biblioteca.quixada@ifce.edu.br

  • sistema/sophiaerroenviaremail.txt
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)