sistemas:suap:planejamento:manualdousuario

O módulo de Planejamento tem o objetivo de auxiliar à Instituição a elaborar o Plano de Ação anual para as realizações físicas e financeiras

A estrutura do Plano de Ação compreende cinco (5) níveis de detalhamentos, identificados por códigos numéricos com até quatro (4) dígitos,separados por um ponto (exceto as Atividades), de acordo com a posição na estrutura:

- 1º dígito: Perspectiva - 2º dígito: Macro Projetos Institucional (definindo Objetivo Estratégico) - 3º dígito: Metas - 4º dígito: Ações - Atividades

  • Perspectiva: delimitação das áreas de gestão
  • Origens de Recursos – são denominações dadas aos fracionamentos feitos aos valores das Ações Orçamentárias na LOA, nas quais a Instituição possui disponibilidade direta do Tesouro, e que suportarão as despesas para o determinado exercício

Para visualizar as funções do módulo planejamento, o usuário deverá acessar a aba DES. INSTITUCIONAL, localizada no menu a esquerda da tela principal do Suap, conforme mostra a figura abaixo:

Perfis do sistema

  • AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS -Cadastro realizado pelo administrador do Sistema ou pelo setor decoordenação do processo de planejamento da Instituição.
  • CADASTRAMENTOS BÁSICOS : Perspectiva/Unidade de Medida/Natureza de Despesa
  • CONFIGURAÇÕES DO PROCESSO:Períodos de vigência de cada etapa do planejamento/Unidades Administrativas/Origens de Recursos
  • Distribuição Orçamentária da Origem de Recurso por Unidade Administrativa
  • Cadastro de Objetivos estratégicos
  • Adicionar Metas e Associá-las às Unidades Administrativas (obs:Os valores descritos nas Metas cadastradas são puramente indutivas, não sendo mantido pelo Sistema um vínculo que implique em limites restritivos para fins do planejamento pelas Unidades Administrativasna etapa seguinte.)
  • Adicionar Ações Propostas (obs: Os valores descritos nas Ações propostas são puramente indutivas, não sendo mantido pelo Sistema um vínculo que implique em limites restritivos para fins do planejamento pelas Unidades Administrativas na etapa seguinte)
  • VALIDAÇÃO DO PLANEJAMENTO

O usuário com perfil de Coordenador de Planejamento do Campus terá acesso as seguintes funções:

As funções apresentadas possuem as seguintes finalidades:

  • Metas de Unidades Adm. – permite ao usuário visualizar as metas definidas para a sua unidade noexercício de referência;
  • Ações – permite ao usuário realizar o cadastro das ações estratégicas necessárias ao alcance das metas.
  • Acompanhamento – permite ao usuário realizar o acompanhamento da execução das ações estratégicas planejadas; e
  • Relatórios – permite ao usuário emitir relatórios sobre as informações cadastradas no módulo.

Vamos iniciar entendendo a função Metas de Unidades Adm. Vejamos:

METAS DE UNIDADES ADMINISTRATIVAS

Essa função tem a finalidade de listar as metas cadastradas para a unidade no período de referência, conforme o cronograma de metas definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional da unidade.

O usuário com o perfil Coordenador de Planejamento do Campus ou Coordenador de Planejamento Sistêmico não terá acesso ao cadastro das metas, ou seja, somente poderá visualizá-las.

O cadastro das metas anuais é de responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento Institucional.

Ao clicar na opção Metas de Unidades Adm., o sistema direcionará o usuário para a seguinte tela

A lista das metas referentes ao exercício de referência é apresentada ao usuário. Veja que é possível pesquisar uma meta na ferramenta de busca ou por meio do uso de filtros.

Observação: os campos “unidade de medida” e “valor total” não estarão preenchidos nesse primeiro momento da implantação do sistema.

Nessa tela não é apresentado ainda os detalhes de cada meta, mas perceba que para cada meta da lista existe um código a ela associado, ao clicar em um desses códigos o usuário será direcionado para uma nova tela que apresentará os detalhes da meta referente ao código selecionado

As informações dessa tela apresenta o título da meta (promover a qualificação dos servidores em nível superior), ajustificativa (nesse exemplo, não preenchida), período de execução (02/01/2016 a 29/12/2016), saldo orçamentário disponível (dois milhões,quatrocentos e vinte e sete mil e oitenta reais) e valor da meta da unidade igual a 1 (nesse exemplo a meta da unidade é promover a qualificação de um servidor em curso de nível superior).

Atenção: o saldo disponível não é o saldo orçamentário disponível para a execução da meta apresentada, mas o saldo disponível para a realização de todo o planejamento da unidade.

Ressalta-se que haverá casos em que o valor da meta da unidade estará representado por um número não inteiro, para esses casos significa dizer que a meta corresponde a um percentual. Vejamos o exemplo a seguir:

  • sistemas/suap/planejamento/manualdousuario.txt
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)