dgti:listas:criacao

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
dgti:listas:criacao [2021/07/26 10:45]
Edwilson de Sousa Carvalho Criação deste novo documento.
dgti:listas:criacao [2021/08/25 10:33] (atual)
Linha 1: Linha 1:
-====== Criação de lista de e-mail institucional ======+====== Lista de e-mail ======
  
 A recomendação é que a criação de listas de e-mail seja feita pela TI ou pelo setor de Comunicação Social do campus. A recomendação é que a criação de listas de e-mail seja feita pela TI ou pelo setor de Comunicação Social do campus.
Linha 5: Linha 5:
 **Permissões necessárias**: Administrador de grupos, no Google Admin **Permissões necessárias**: Administrador de grupos, no Google Admin
  
-===== Criação de lista de e-mail =====+===== Criação de lista de e-mail =====
  
 Acesse admin.google.com com seu e-mail institucional e navegue até Diretório :: Grupos (na plataforma do Google as listas de e-mail serão sempre tratadas como Grupos). Acesse admin.google.com com seu e-mail institucional e navegue até Diretório :: Grupos (na plataforma do Google as listas de e-mail serão sempre tratadas como Grupos).
Linha 11: Linha 11:
 Antes de criar um novo grupo certifique-se de: Antes de criar um novo grupo certifique-se de:
  
-  - Seguir um padrão coerente, contendo, de forma sucinta, uma descrição única da lista e a sigla do campus, separado por um ponto (ex.: lista.administracao.maranguape@ifce.edu.br).+  - Seguir um padrão coerente, contendo, de forma sucinta, uma descrição única da lista e a sigla do campus, separado por um ponto (ex.: administracao.maranguape@grupos.ifce.edu.br).
   - Verificar se a lista já existe como uma lista com participação automática, caso exista, solicite apenas acesso à administração da lista.   - Verificar se a lista já existe como uma lista com participação automática, caso exista, solicite apenas acesso à administração da lista.
   - Verificar se a lista já existe como uma lista padrão com outro nome   - Verificar se a lista já existe como uma lista padrão com outro nome
Linha 19: Linha 19:
 Após serem feitas as verificações necessárias, clique em **Criar grupo**. Após serem feitas as verificações necessárias, clique em **Criar grupo**.
  
-===== Criação de lista de e-mail =====+Na tela seguinte informe os dados solicitados, escolha o subdomínio @grupos.ifce.edu.br e clique em próximo. 
 + 
 +{{ :dgti:listas:grupo_criar_2.jpg?nolink |}} 
 + 
 +**Importante: na etapa seguinte certifique-se de configurar corretamente os acessos ao grupo. A configuração marcada por padrão é mais abrangente, permitindo que qualquer usuário participe e envie postagens ao grupo, recomendamos que os acessos para publicar postagens sejam restritos apenas aos administradores do grupo.** 
 + 
 +Após feita a configuração, clique em Criar Grupo e em seguida em concluir. 
 + 
 +{{ :dgti:listas:grupo_criar_3.jpg?nolink |}} 
 + 
 +===== 2 Configuração de moderação da lista ===== 
 + 
 +Em Diretório :: Grupos, localize o grupo recém criado e clique na seção Configurações. 
 + 
 +Após revisar as configurações de acesso, clique em __Veja e edite as configurações de moderação__ para configurar como as mensagens enviadas à lista devem ser moderadas. 
 + 
 +{{ :dgti:listas:grupo_moderar.jpg?nolink |}} 
 + 
 +A plataforma de grupos do Google possibilita diversas opções de configuração, que devem ser utilizadas conforme necessidade. Atente-se, porém, à moderação da lista. 
 + 
 +Por padrão o Google pode criar a lista de forma que as mensagens enviadas não sejam moderadas, e, portanto, sejam automaticamente retransmitidas para os participantes. Certifique-se de configurar corretamente a moderação de acordo com a sua necessidade, sendo recomendado por padrão que sempre seja feita moderação de todas as mensagens. 
 + 
 +{{ :dgti:listas:grupo_moderar2.jpg?nolink |}}
  
  • dgti/listas/criacao.1627307126.txt.gz
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)