sistemas:suap:ponto:problemasesolucoes

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
sistemas:suap:ponto:problemasesolucoes [2017/03/28 15:35]
127.0.0.1 Edição externa
— (atual)
Linha 1: Linha 1:
-======= SUAP/Ponto/Problemas e Soluções ====== 
- 
-===== 1) Ao conectar via SSH do Ponto é exibido a mensagem: "no host-key alg" ===== 
- 
-Solução: 
-Se a imagem já tiver sido utilizada para instalar a máquina, poderá ser recriado as chaves SSH (Remastersys pode ter ignorado o %%/etc/ssh/*key*%%): 
- 
-<code> 
-ssh-keygen -f /etc/ssh/ssh_host_rsa_key -N '' -t rsa 
-ssh-keygen -f /etc/ssh/ssh_host_dsa_key -N '' -t dsa 
-</code> 
- 
-ou 
- 
-<code> 
-ifrn-zera-chave-ssh.sh 
-</code> 
- 
-Por segurança o remastersys APAGA as chaves do /etc/ssh 
- 
-No fórum do Remastersys alguns usuários recomendam criar um subdiretório (ex: %%/etc/ssh/IFRN-keys%%), mover todas as chaves (%%mv /etc/ssh/*key* /etc/ssh/IFRN-keys%%), e alterar o path no %%/etc/ssh/sshd_config%% 
- 
-===== 2) Hora não aparece na área de trabalho (ou mostra apenas "Time") ===== 
- 
-Solução: 
-Timezone (/etc/timezone) não está configurado. Para configurar digite: 
- 
-<code>dpkg-reconfigure tzdata</code> 
- 
-===== 3) Problema: Log do IPTABLES não é gravado no /var/log/messages ===== 
- 
-Solução: 
-Por padrão o Ubuntu 12 LTS não grava no arquivo /var/log/messages, e sim em /var/log/kern.log 
- 
-===== 4) Instalar o VNC sem intervenção do usuário ===== 
- 
-<code> 
-sudo apt-get install x11vnc vnc-java 
-x11vnc -storepasswd 
-x11vnc -forever -usepw -httpdir /usr/share/vnc-java/ -httpport 5800 and add it for auto-starting in future sessions 
-</code> 
- 
-===== 5) Esqueci a senha do root ===== 
- 
-Solução: 
-- Reinicie o Linux e mantenha pressionado a tecla "shift"; 
-- Quando surgir o menu do Grub, solte a tecla "shift", e selecione a opção "Modo de recuperação"; 
-- Tecle ' 
-- No editor de textos do Grub procure pela linha "linux /boot/vmlinuz-3...". No final dessa linha tem "ro recovery nomodeset", altere para:  
-<code>rw init=/bin/bash e tecle CTRL+X;</code> 
-- Ao chegar no terminal, digite passwd e tecle ENTER para alterar a senha do root. 
-- Se precisar alterar a senha de algum outro usuário digite "passwd nome_usuario"; 
- 
-==== 6) Como alterar o IP sem saber a senha do ROOT? ==== 
- 
-Solução: 
-Crie um grupo chamado "network": 
-<code>groupadd network</code> 
- 
-Associe o usuário "cosinf" ao grupo criado: 
-<code>gpasswd -a cosinf network</code> 
- 
-Crie o arquivo de permissão: 
-<code>touch /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/org.freedesktop.NetworkManager.pkla</code> 
- 
-Abra o arquivo criado para edição (vi, mcedit, pico, etc.) e inclua as seguinte linhas: 
- 
-<code> 
-[nm-applet] 
-Identity=unix-group:network 
-Action=org.freedesktop.NetworkManager.* 
-ResultAny=yes 
-ResultInactive=no 
-ResultActive=yes 
-</code> 
- 
-Reinicie o Linux e tente alterar o IP como usuário cosinf. 
- 
-==== 7) Problemas de DNS ==== 
- 
-No Ubuntu não basta editar o arquivo /etc/resolv.conf para configurar seu DNS.Após reiniciar o sistema (ou digitar o comando resolvconf -u), você perde as configurações.  
-Para resolver este problema: 
- 
-- Desinstale o aplicativo resolvconf 
- 
-<code> 
-apt-get remove resolvconf 
-</code> 
- 
-- Para informar o DNS: 
- 
-<code> 
-nano /etc/resolv.conf 
-</code> 
- 
-<code> 
-nano /etc/network/interfaces 
-</code> 
- 
-Use os seguintes DNS do seu IF e do Google. 
- 
-Para testar o DNS faça um ping em um nome de domínio: 
- 
-<code> 
-ping -c 3 rackspace.com 
-</code> 
- 
-===== 8) W: Falhou ao buscar http://www.remastersys.com/ubuntu/dists/precise/main/binary-i386/Packages  404  Not Found ===== 
- 
-Edite o arquivo "/etc/apt/sources.list" 
- 
-<code> 
-nano /etc/apt/sources.list 
-</code> 
- 
-Remova a linha do remastersys 
- 
-<code> 
-deb http://www.remastersys.com/ubuntu precise main 
-</code> 
- 
-===== 9) A transação foi cancelada. Causa: Problemas ao conectar com servidor ===== 
- 
-Log: /opt/SuapTerminais/bin 
- 
-Verifique se há conexão com internet e entre as máquinas (terminal e servidor) 
- 
-===== 10) A transação foi cancelada. Causa: Server returned HTTP response code: 403 for URL: http://suap.ifxx.edu.br:8080/comum/get_pessoas/  ===== 
- 
-Log: %%/opt/SuapTerminais/bin%% 
- 
-O erro 403 equivalente a um “NÃO” geral pelo servidor. 
-O motivo mais comum para este erro é que a navegação do diretório é proibida para o Web site. 
- 
-http://suap.ifxx.edu.br:8080/comum/get_pessoas/ 
- 
-Esta URL deve falhar com um erro 403 dizendo: 
- 
-"Forbidden: You don't have permission to access %%/comum/get_pessoas/%% on this server"  
-(Proibido: Você não tem permissão ao acesso %%/contas/comum/get_pessoas/%% neste servidor).  
- 
-===== 11) A transação foi cancelada. Causa: FATAL: sorry, too many clients already ===== 
- 
-Log: /opt/SuapTerminais/bin 
- 
-O número máximo de conexões ao Postgresql foi atingido. Verifique o valor com o comando: 
- 
-<code> 
-SHOW max_connections; 
-</code> 
- 
-===== 12) Server returned HTTP response code: 504 for URL: http://suap.ifxx.edu.br:8080/comum$ ===== 
- 
-Esse problema é devido a comunicação lenta do IP entre o terminal e o servidor do SUAP.  
- 
-===== 13) Erro ao importar os dados no terminal de ponto ===== 
- 
-Ao importar, aparece: 
- 
-A transação foi cancelada. Causa: Error: invalid input syntax for type bytea 
- 
-<code> 
-ALTER DATABASE suap SET bytea_output TO 'escape'; 
-</code> 
- 
------------ 
- 
-<WRAP rightalign> 
-Última revisão: ~~LASTMOD~~ 
-</WRAP> 
- 
- 
----------------- 
- 
-[[sistemas:suap:ponto|Voltar à página do Módulo de Ponto]] 
  
  • sistemas/suap/ponto/problemasesolucoes.1490726126.txt.gz
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)