# Sistema de Gerenciamento de Bens Imóveis do IFCE
Sistema responsável pelo cadastro e organização de imóveis.
### Índice
* [[#gerenciamento imóveis|Imóveis]]
* [[#gerenciamento de obras|Obras]]
* [[#gerenciamento de licitações|Licitações]]
* [[#gerenciamento de contratos|Contratos]]
* [[#gerenciamento de vistorias|Vistorias]]
* [[#gerenciamento de campus|Gerenciamento de Acesso - Campus]]
* [[#gerenciamento de usuários|Gerenciamento de Acesso - Usuários]]
* [[#gerenciamento de papéis|Gerenciamento de Acesso - Papéis]]
### Acesso ao sistema
#### Login
Para efetuar login no sistema, digite seu Email e Senha e clique no botão **Login**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_11-07-29-logggg.png?nolink&100|}}
#### Editar suas informações de Usuário
Para alterar informações do seu perfil clique no botão superior à direita.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-12-02-usu1.png?nolink|}}
Depois clique no Botão com o seu nome.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-14-15-usu22.png?nolink|}}
Então aparecerá essa tela:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-15-48-editt.png?nolink|}}
* Nome - Modifica o nome de Usuário.
* Email - Modifica o Email do Usuário.
* Telefone - Modifica o Telefone do Usuário.
* Campus - Seleciona o Campus do Usuário.
* Papel - Seleciona o tipo de Usuário. //**Apenas Administradores de Papel podem modificar isso**//
* Salvar - Finaliza e salva a edição.
* Cancelar - Cancela as modificações feitas.
#### Sair do sistema
Para sair do sistema clique no botão superior à direita.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-12-02-usu1.png?nolink|}}
Depois clique no botão **Sair**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-39-32-exit.png?nolink|}}
#### Esqueceu sua senha?
Caso tenha esquecido sua senha é possível definir uma nova senha clicando no link **Esqueceu sua senha?**, na tela de login, conforme imagem abaixo:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-43-22-esq.png?nolink|}}
Na tela seguinte será solicitado o seu email utilizado para o login. Digite o email e clique no botão: **Enviar instruções por email**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_14-44-55-esqop.png?nolink|}}
Se as informações estiverem corretas, em instantes, você deverá receber um email com um link para a tela em que você redefinirá sua senha para acesso ao sistema.
### Gerenciamento de Imóveis
Nesta tela é possível gerenciar os Imóveis do Sistema.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_15-02-29-imo.png?nolink|}}
#### Criando um novo Imóvel
Para criar um Imóvel, clique no botão **Novo Imóvel**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_15-08-16-noimo.png?nolink|}}
**Dados Básicos**
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-20-05-dada.png?nolink|}}
Estes são os campos obrigatórios dos **Dado Básicos**:
**Se possui cadastro Spiunet, aparece o campo obrigatório "Código RIP"**
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_15-30-36obg.png?nolink|}}
* Código RIP - Código de Registro Imobiliário Patrimonial.
* Campus Responsável - Selecione o Campus Responsável pelo imóvel.
* Tipo do Imóvel - Determina o fim do imóvel. Ex.:"Agrícola"
* Domínio - Tipo de domínio da propriedade. "Algugado", "Cedido" ou "Próprio".
//**Para cada tipo de domínio se abrem campos novos**//
* Endereço do Imóvel - Digite a Localização do Imóvel.
* Município do Imóvel - Selecione a Cidade onde se localiza o Imóvel.
* Conceituação - Selecione Conceituação do Terreno.
* Natureza - Tipo de ambiente. "Rural" ou "Urbano"
* Área do Terreno - Informe a área em **m²** ou **ha**.
* Valor do m² - Informe o valor do metro quadrado em **R$**.
* Valor do Terreno - Informa o resultado do valor final baseado no preço do m² e tamanho.
* Latitude - Informe a Latitude em **Graus**.
* Longitude - Informe a Longitude em **Graus**.
* Memorial Descritivo do Terreno - Se houver um Memorial, digite-o neste campo.
**Imagens**
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-18-02-iii.png?nolink|}}
Para adicionar imagens clique no botão **Adicionar Imagem**:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_16-23-22-img_ad.png?nolink|}}
Adicione uma Legenda e clique em **Selecionar arquivo** e escolha a imagem a ser adicionada do seu computador.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-05-30_16-26-31-imglgd.png?nolink|}}
Para Remover a imagem, clique no botão **Remover Imagem**
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_13-57-33-remov.png?nolink|}}
**Documentos**
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-15-34-ddddd.png?nolink&100|}}
Adicione aqui os documentos oficiais do Imóvel:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-09-21-docu.png?nolink|}}
**Edificações**
Esta aba serve para adicionar Edifícios e construções.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-24-07-ediddi.png?nolink|}}
Para adicionar uma Edificação clique no botão **Adicionar Edificação**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-22-22-adede.png?nolink|}}
Aparecerá este popup:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_14-29-36-opo.png?nolink|}}
*Campos:
* Denominação da Edificação - Nome do Prédio ou Edifício. **Obrigatório**
* Área Construída - Dimensões da área de construção em m². **Obrigatório**
* Fração Ideal - Cáculo feito automaticamente baseado na Área de construção e Área total do terreno.
* Conservação - Selecione o Estado de conservação do Edifício. **Obrigatório**
* Idade Aparente - Selecione o Idade Aparente do Edifício. **Obrigatório**
* Valor da Edificação - Valor do Edifício em **R$**. **Obrigatório**
* Quantidade de Pavimentos - Quantidade de pisos ou andares. **Obrigatório**
* Descrição da Destinação da Edificação - Descrição sobre a função ou determinação relacionada ao Edifício.
* Data da Última Avaliação - Última Avaliação do Edifício. **Obrigatório**
* Nível de Rigor da Última Avaliação - Selecione Qualidade da última Avaliação. **Obrigatório**
* Prazo de Validade da Avaliação - Data gerada baseada na Data da avaliação e nível de rigor da mesma.
* Observações Adicionais - Faça Observações de sua escolha na descrição do Edifício.
* Para adicionar imagens:
1-Clique na aba "Imagens" do popup.
2-Clique no botão **Adicionar imagem**.
3-Preencha o campo legenda e selecione uma imagem do seu computador.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-06-49-inst.png?nolink|}}
Para remover uma imagem clique no botão **Remover imagem**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-12-35-_removv.png?nolink|}}
Depois de preencher os campos obrigatórios clique no botão **Salvar**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-04-56-savdd.png?nolink|}}
Para Cancelar ou salvar o Imóvel cadastrado clique no botão **Cancelar** ou **Salvar**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-14-58-sacc.png?nolink|}}
#### Modificando um Imóvel
Para **Exibir**, **Editar** ou **Deletar** um imóvel, clique em um dos botões com seus respectivos nomes.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-16-33-exx.png?nolink|}}
#### Filtrando um Imóvel
Para Filtrar os imóveis, clique na aba "Filtros".
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-24-08-filt.png?nolink|}}
Selecione as características desejadas usando os campos de filtro e clique no botão **Buscar**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-01_15-25-47-tif.png?nolink|}}
* Campus Responsável - Selecione o campus responsável pela posse do Imóvel.
* Domínio - Tipo de domínio do Imóvel. "Algugado", "Cedido" ou "Próprio".
* Natureza - Tipo de ambiente. "Rural" ou "Urbano".
* Imóvel sob Júdice - Selecione se o imóvel está sob júdice de alguém.
* Código - Digite a numeração de cadastro do Imóvel.
* Município - Selecione o Município onde se localiza o imóvel.
* Forma de Aquisição - Tipo de Aquisição do Imóvel. "Compra", "Permuta".
* Direito Adquirido - Direito Adquirido do Imóvel. "Domínio Útil", "Posse".
* Código RIP - Digite o Código de Registro Imobiliário Patrimonial.
* Endereço - Digite o Endereço do Imóvel.
* Situação da Incorporação - Selecione se o Imóvel está "Em processo de Incorporação" ou "Incorporado".
* Tipo do Imóvel - Determina o fim do imóvel. Ex.:"Agrícola".
* Conceituação - Selecione Conceituação do Terreno.
### Gerenciamento de Obras
Nesta tela é possível gerenciar as obras do Sistema.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-13_11-14-50-obr.png?nolink|}}
####Criando uma Nova Obra
Para Criar uma Obra clique no Botão **//Nova Obra//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-13_11-17-15-noob.png?nolink|}}
Abrirá esta página; os campos em vermelho são os obrigatórios.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-13_11-19-37-obob.png?nolink|}}
* Campus Responsável - Selecione o campus responsável pela Obra.
* Imóvel da Realização da Obra - Selecione o Imóvel relacionado a Obra.
* Edificação de Realização da Obra - Selecione uma Edificação relacionada a Obra.
* Nome da Obra - Digite o Nome da Obra.
* Finalidade da Obra - Escreva sobre a finalidade da Obra.
* Tipo da Obra - Selecione o Tipo de Obra. "Ampliação", "Construção".
* Fiscal da Obra - Digite o Nome do da pessoa a fiscalizar a Obra.
* Telefone do Fiscal - Digite o/os Telefone(s) do Fiscal.
* Email do Fiscal - Digite o email do Fiscal.
Após preencher todos os campos Clique no Botão **//Salvar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-13_11-49-54-salob.png?nolink|}}
####Filtrando uma Obra
Clique na aba **//Filtros//** e aparecerão campos para preencher.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_10-30-20-fobr.png?nolink|}}
* Código - Digite o código de cadastro da Obra.
* Nome - Digite o nome da Obra.
* Campus Responsável - Selecione o campus responsável pela Obra.
* Tipo - Selecione o tipo de Obra a filtrar. "Construção", "Manutenção"
* Imóvel - Selecione o Imóvel relacionado a Obra.
* Edificação - Selecione a Edificação relacionada a Obra.
Após preencher os campos a sua escolha, clique no botão **//Buscar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_10-39-29-busob.png?nolink|}}
### Gerenciamento de Licitações
Nesta página você pode gerenciar as licitações no sistema.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_10-43-12-lic.png?nolink|}}
####Criando uma Nova Licitação
Clique no botão **//Nova Licitação//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_10-45-23-nolic.png?nolink|}}
Abrirá esta página, com os campos para preencher; abaixo estão em vermelho os obrigatórios:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_10-47-42-obglic.png?nolink|}}
* Processo Número - Digite o Número do Processo
* Campus licitante - Selecione Campus relacionado a licitação criada.
* Setor Demandante - Digite o Setor que demanda a solicitção.
* Edital Número - Digite o Número do Edital.
* Ano de Publicação - Digite o ano em que será publicada sua licitação.
* Modalidade - Selecione a modalidade da licitação. "Concorrência", "Dispensa".
* Número da Modalidade - Digite o Número da Modalidade da licitação
* Justificativa - Digite a Justificativa para a demanda de licitação.
* Tipo - Selecione o tipo de licitação. "Melhor Técnica", "Menor Preço".
* Regime de contratação - Selecione o tipo de contrato de trabalho. "Empreitada Integral","Tarefa".
* Objeto - Digite o Objeto da licitação.
* Caracterização do Objeto - Descreva o Objeto da licitação.
* Data de Realização da Licitação - Selecione a data em que foi feita a licitação.
* Horário de abertura das propostas - Selecione um horário para se iniciarem as propostas às empresas.
* Projeto básico - Informe se é um projeto básico ou não.
* Projeto executivo - Informe se é um projeto executivo ou não.
* Orçamento Estimado - Digite um orçamento em **R$**.
* Inserir Orçamento Detalhado - Selecione o arquivo relacionado ao Orçamento.
* Informações Complementares - Digite Informações complementares sobre a licitação.
Para Salvar a Licitação clique no botão **//Salvar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_11-21-31-sallic.png?nolink|}}
####Filtrando Licitações
Para Filtrar as licitações clique na aba **//Filtros//**. Aparecerão os campos para preencher.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_11-27-06-filli.png?nolink|}}
* Código - Digite o Código da licitação.
* Edital Número - Digite o número do edital.
* Regime de Contratação - Selecione o tipo de contrato de trabalho. "Empreitada Integral","Tarefa".
* Processo Número - Digite o número do processo.
* Ano - Digite o ano da licitação.
* Campus Licitante - Selecione o campus relacionado a licitação.
* Modalidade - Selecione a modalidade da licitação. "Concorrência", "Dispensa".
* Setor - Digite o setor relacionado a licitação.
* Tipo - Selecione o tipo de licitação. "Melhor Técnica", "Menor Preço".
Clique no botão **//Buscar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_11-42-57-buslic.png?nolink|}}
### Gerenciamento de Contratos
Nesta página você pode gerenciar contratos.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-16_11-50-50-cont.png?nolink|}}
#### Criando um Novo Contrato
Para gerar um novo Contrato clique no botão **//Novo Contrato//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_09-37-00-nocont.png?nolink|}}
Aparecerá esta página; em vermelho estão os campos Obrigatórios:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_09-46-19-cacont.png?nolink|}}
* Obra - Selecione uma Obra já cadastrada.
* Número do processo licitatório - Selecione uma Licitação já cadastrada.
* Número de Contrato - Digite o número do Contrato.
* Tipo do contrato - Selecione o tipo de Contrato. "Ampliação", "Contratação".
* Tipo de execução - Selecione o tipo de execução do Contrato. "Empreitada Geral", "Tarefa".
* Contratada - Selecione uma Empresa ou adicione uma com o botão **+**.
* Data de Assinatura do Contrato - Selecione a data de assinatura do Contrato.
* Vigência do Contrato - Digite a duração do Contrato em dias corridos.
* Data de Término do Contrato - Selecione a data de término do Contrato.
* Valor do Contrato - Digite o valor do Contrato em **R$**.
* Situação do Contrato - "Inativo", "Ativo", "Em andamento".
* Data de Início do Objeto - Selecione a data de início do Objeto.
* Total de Dias para Entrega do Objeto (em dias corridos) - Digite em quantos dias o Objeto precisa ser entregue.
* Data de Entrega do Objeto - Selecione a data de entrega do Objeto.
Para Inserir o Contrato Digitalizado clique no botão **//Selecionar Arquivo//** e selecione o seu arquivo.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_10-43-03-seapr.png?nolink|}}
Clique no botão **//Próximo//** para continuar na aba "Etapas e Serviços".
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_10-51-32-prox.png?nolink|}}
Na nova aba, Você deve selecionar uma planilha de "Etapas e Serviços"; clique em **//Selecionar Aquivo//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_10-55-53-slec.png?nolink|}}
Para Finalizar o novo Processo, clique em **//Salvar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_10-55-53-salccc.png?nolink|}}
####Filtrando Contratos
Clique na aba **//Filtros//**.
* Código - Digite o código do Processo.
* Licitação - Selecione a Licitação relacionada ao Processo.
* Número - Digite o Número do Processo.
* Tipo - Selecione o tipo de Processo.
* Objeto - Digite o Objeto do Processo.
* Empresas - Selecione uma Empresa.
* Obra - Selecione uma Obra.
* Situação Contrato - Selecione a situação do Contrato.
Após preencher os campos, clique no botão **//Buscar//** para terminar a busca.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_11-23-57-buscar.png?nolink|}}
### Gerenciamento de Vistorias
Nesta tela você pode gerenciar as Vistorias:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_11-38-21-vist.png?nolink|}}
#### Criando uma nova Vistoria
Para criar uma nova Vistoria clique no botão **//Nova Vistoria//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_11-35-35-novis.png?nolink|}}
Aparecerá esta página; de vermelho estão marcados os campos obrigatórios:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-17_12-11-26-camposii.png?nolink|}}
* Obra - Selecione uma Obra já cadastrada.
* Contrato - Selecione um Contrato já cadastrado.
* Data da Vistoria - Selecione a data em que será realizada a Vistoria.
* Fiscal Responsável - Digite o nome do Fiscal que realizará a Vistoria.
* Relatório - Digite o Relatório de solicitação de Vistoria.
* Inserir Livro de Obras - Insira um arquivo com o Livro de Obras clicando no botão **//Selecionar Arquivo//**.
* Tipo de Vistoria - Selecione o Tipo de Vistoria a ser realizada. "Com Medição" ou "Sem Medição".
Para adicionar imagens relacionadas a Vistoria, clique na aba **//Imagens//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-27-13-imgvs.png?nolink|}}
Depois clique no botão **//Adicionar imagem//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-29-04-adi.png?nolink|}}
Digite um nome e clique em **//Adicionar imagem//** e selecione seu arquivo.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-34-11-adigg.png?nolink|}}
Para Remover a Imagem clique em **//Remover Imagem//**
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-36-04-excim.png?nolink|}}
Para Salvar a nova Vistoria clique em **//Salvar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-38-33-salvv.png?nolink|}}
#### Filtrando Vistorias
Clique na aba **//Filtros//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-42-50-filtv.png?nolink|}}
* Obra - Selecione uma Obra já cadastrada.
* Contrato - Selecione um Contrato já cadastrado.
* Data - Selecione a data inicial e final da Vistoria.
Depois clique no botão **//Buscar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-47-23-busvis.png?nolink|}}
### Gerenciamento de Campus
Nesta página você pode gerenciar os Campus no sistema:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_11-55-23-campu.png?nolink|}}
#### Criando um novo Campus
Para criar um novo Campus Clique no botão **//Novo Campus//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_12-03-41-crca.png?nolink|}}
Aparecerá esta página, os campos em vermelho são os obrigatórios:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_12-02-36-campiss.png?nolink|}}
* Nome - Digite o nome do Campus.\\
* Sigla - Digite a sigla do Campus.\\
* Cnpj - Digite o Cnpj do Campus.\\
* Código da UG - Digite o Código da UG do Campus.\\
* Endereço - Digite o Endereço do Campus.\\
* Complemento - Digite um Complemento do Endereço.\\
* Bairro - Digite o nome do bairro onde se localiza o Campus.\\
* Estado - Selecione o estado em que se localiza o Campus.\\
* Cidade - Selecione a cidade em que se localiza o Campus.\\
* Cep - Digite o Cep do Campus.\\
Para finalizar a criação do Campus clique no botão **//Salvar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_12-18-26-salca.png?nolink|}}
#### Filtrando Campus
Clique na aba **//Filtros//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-21_12-21-07-abafi.png?nolink|}}
* Nome - Digite o nome do Campus.\\
* Sigla - Digite a sigla do Campus.\\
* Cnpj - Digite o Cnpj do Campus.\\
* Cidade - Selecione a cidade em que se localiza o Campus.\\
Para Finalizar a busca clique no botão **//Buscar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_09-50-51-busca.png?nolink|}}
### Gerenciamento de Usuários
Nesta página você gerencia os Usuários do sistema.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_09-56-46-uddu.png?nolink|}}
#### Criando um novo Usuário
Para criar um novo Usuário clique em **//Novo Usuário//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-00-13-nousu.png?nolink|}}
Aparecerá esta página; os campos em vermelho são os obrigatórios.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-08-26-caus.png?nolink|}}
* Nome - Digite o nome do Usuário.
* Email - Digite o email do Usuário.
* Telefone - Digite o telefone do Usuário.
* Senha - Digite a senha desejada para o Usuário.
* Confirmação de Senha - Digite a senha novamente.
* Campus - Selecione o Campus relacionado ao Usuário.
* Papel - Selecione um papel cadastrado para o Usuário.
Após preencher os campos, clique no botão **//Salvar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-13-05-salvar.png?nolink|}}
#### Filtrando Usuários
Para filtrar os Usuários, clique na aba **//Filtros//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-14-38-filtroa.png?nolink|}}
* Nome - Digite o nome do Usuário.
* Email - Digite o email do Usuário.
* Uo - Selecione o Campus relacionado ao Usuário.
* Papel - Selecione um papel do Usuário.
Para finalizar a busca, clique no borão **//Buscar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-20-10-buscar.png?nolink|}}
### Gerenciamento de Papéis
Nesta página você pode gerenciar os papéis do sistema.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-30-50-pap.png?nolink|}}
#### Criando um Novo Papel
Para criar um novo Papel, clique no botão **//Novo Papel//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-32-23-novoaa.png?nolink|}}
Aparecerá esta página:
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-33-52-pae.png?nolink&100|}}
* Nome - Digite um nome relacionado ao papel.
* Apenas Local? - Selecione se o papel é exclusivamente local.
* Permissões - Selecione as permissões desejadas.
#### Permissões
As permissões possuem um padrão de escrita. "Admin::Página - função".
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-45-39-per.png?nolink|}}
Exemplos:
Admin::Contrato - destroy = exclui contrato.
Admin::Imóvel - create = cria imóvel.
A função "home-index" dá apenas visualização para o papel, e "all-manage", dá todas as funções ao papel.
#### Filtrando Papéis
Para filtrar os Papéis, clique na aba **//Filtros//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_10-59-06-filttt.png?nolink|}}
* Nome - Digite um nome relacionado ao papel.
* Local - Selecione se o papel é local ou não.
Para finalizar a busca, clique no botão **//Buscar//**.
{{:sistemas:screenshot-h-sigebi_ifce_edu_br_2016-06-22_11-03-54-buscarrr.png?nolink|}}
* [[#sistema de gerenciamento de bens imóveis do ifce|Início]]