====== 3.2. SUAP/Almoxarifado - O que é Material de Consumo? ====== ===== 3.2.1. Definição ===== Define-se um material como **consumo** aquele que, em razão de seu uso corrente e da definição da Lei no 4.320/1964, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos; Outros critérios são utilizados, conjuntamente, para definir um material como consumo. Um material é considerado de consumo caso atenda pelo menos um, dos critérios a seguir: |I - Durabilidade| quando o material em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos; | |II - Fragilidade| material cuja estrutura esteja sujeita a modificação, por ser quebradiço ou deformável, caracterizando-se pela irrecuperabilidade e/ou perda de sua identidade; | |III - Perecibilidade| material sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso;| |IV - Incorporabilidade| quando destinado à incorporação a outro bem, não podendo ser retirado sem prejuízo das características do principal; | |V - Transformabilidade| quando adquirido para fim de transformação. | ===== 3.2.2. Exemplo de classificação de despesa de material de consumo ===== a) pen-drive, canetas ópticas, tokens. A aquisição será classificada como material de consumo, tendo em vista que são abarcadas pelo critério da fragilidade. b) Cartuchos de tinta, CD-ROM virgem, disquetes, mouse pad, toner para impressoras laser Deverão ser adquiridos como material de consumo, pois são bens utilizados no funcionamento e manutenção de sistemas de procedimento de dados. <- sistemas:suap:almoxarifado:manualdousuario:conceitosedefinicoes|3.1. Conceitos e definições ^ sistemas:suap:almoxarifado:manualdousuario ^ sistemas:suap:almoxarifado:manualdousuario:funcionalidades|3.3. Funcionalidades do módulo de Almoxarifado ->