dgti:listas:criacao

Lista de e-mail

A recomendação é que a criação de listas de e-mail seja feita pela TI ou pelo setor de Comunicação Social do campus.

Permissões necessárias: Administrador de grupos, no Google Admin

Acesse admin.google.com com seu e-mail institucional e navegue até Diretório :: Grupos (na plataforma do Google as listas de e-mail serão sempre tratadas como Grupos).

Antes de criar um novo grupo certifique-se de:

  1. Seguir um padrão coerente, contendo, de forma sucinta, uma descrição única da lista e a sigla do campus, separado por um ponto (ex.: administracao.maranguape@grupos.ifce.edu.br).
  2. Verificar se a lista já existe como uma lista com participação automática, caso exista, solicite apenas acesso à administração da lista.
  3. Verificar se a lista já existe como uma lista padrão com outro nome

Após serem feitas as verificações necessárias, clique em Criar grupo.

Na tela seguinte informe os dados solicitados, escolha o subdomínio @grupos.ifce.edu.br e clique em próximo.

Importante: na etapa seguinte certifique-se de configurar corretamente os acessos ao grupo. A configuração marcada por padrão é mais abrangente, permitindo que qualquer usuário participe e envie postagens ao grupo, recomendamos que os acessos para publicar postagens sejam restritos apenas aos administradores do grupo.

Após feita a configuração, clique em Criar Grupo e em seguida em concluir.

Em Diretório :: Grupos, localize o grupo recém criado e clique na seção Configurações.

Após revisar as configurações de acesso, clique em Veja e edite as configurações de moderação para configurar como as mensagens enviadas à lista devem ser moderadas.

A plataforma de grupos do Google possibilita diversas opções de configuração, que devem ser utilizadas conforme necessidade. Atente-se, porém, à moderação da lista.

Por padrão o Google pode criar a lista de forma que as mensagens enviadas não sejam moderadas, e, portanto, sejam automaticamente retransmitidas para os participantes. Certifique-se de configurar corretamente a moderação de acordo com a sua necessidade, sendo recomendado por padrão que sempre seja feita moderação de todas as mensagens.

  • dgti/listas/criacao.txt
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)