dgti:telefonia:padrao

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Visão Geral do Sistema de Telefonia

Este documento padroniza as soluções em telefonia em uma arquitetura única, desta forma garantimos uma solução que seja compatível em todo o Instituto facilitando a troca de conhecimento e que todos possam propor melhorias.

A adesão ao sistema é aberto a qualquer cliente da RNP, entretanto, alguns pre-requisitos devem ser atendidos:

  • Requer um profissional ou técnico em TI com conhecimentos em VoIP que esteja disposto a manter o sistema em funcionamento;
  • No minino 1 (um) Link E1 com qualquer operadora;

Caso seu campi atenda aos requisitos acima, basta abrir um chamado solicitando a adesão utilizando os contatos de suporte mais abaixo.

A solução adotada na Reitoria, utiliza-se de equipamentos e serviços disponibilizados pela RNP, em caso de problemas relacionados à hardware ou software, deverá ser aberto um chamado para o contato abaixo:

Formas de abrir chamado:
Por Email: sd@rnp.br
Por Autoatendimento*: https://atendimento.rnp.br/otrs
Por Telefone: (61) 1030-3001 e (61) 1030-3002

* Para usar o autoatendimento, Identifique-se usando a autenticação confederada (CAFe)

Eis um esboço de como está arquitetado a solução de telefonia na Reitoria:

Note que a PABX-Analógica não está ligada diretamente ao Modem da Operadora, ela está ligada a um equipamento chamado Kommuter, responsável por direcionar todas as chamadas originadas pelos ramais analógicos para o servidor fone@RNP-GWT, este servidor identifica o numero discado e dependendo do destino pode direcionar esta chamada para ser completada pela internet usando outro cliente conectado ao fone@RNP.

Por exemplo: Um ramal deseja fazer uma ligação DDD-FIXO para Brasilia (DF), o servidor captura a chamada e a encaminha para o POP-DF, em seguida ligação é completada usando o link E1 do POP-DF, desta forma é tarifada uma ligação local.

O mesmo pode ocorrer quando um ramal da Reitoria disca para qualquer campi que possua o fone@RNP instalado como Maracanaú, Ubajara ou Baturité.

Além da captura de chamadas, o Kommuter possui também função de fail-over, ou seja, caso o servidor esteja indisponível por qualquer motivo, todas as chamadas externas da central são encaminhadas para o Modem da Operadora.

A RNP oferece a seus clientes uma solução de PABX-IP virtual. São duas maquinas virtuais (uma master e outra slave) que fazem papel de PABX-Virtual, os Ramais, Usuários SIP, Departamentos, E Telefones IP devem ser cadastrados na maquina master, todas as configurações são sincronizadas entre as duas VMs. Para acessar use o endereço abaixo:

  https://m1.pbxip.ifce.edu.br/PBX-IP/
  As credenciais de acesso encontram-se no sistema de guarda de chaves.

Abaixo segue os parâmetros de conexão dos telefones ip:

Proxy Server: adm.voip.ifce.edu.br
Porta: 5080

Caso não seja possivel especificar a porta utilize: adm.voip.ifce.edu.br:5080
Usuário: Utiliza-se o numero do ramal
Senha:  Senha informada no cadastro

Para mais detalhes sobre a Telefonia IP acesse este artigo

  • dgti/telefonia/padrao.1573501811.txt.gz
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
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