faq:nuvem:install

A Sincronização de Arquivos permite que uma pasta especificada por você no seu computador, tenha os mesmos arquivos do servidor. Na prática, caso você crie, edite ou exclua um arquivo que esteja nesta pasta, estas mudanças são refletidas no servidor.

Para que a sincronização ocorra, o seu computador deve possuir uma conexão com a internet.

As etapas abaixo mostram como instalar o cliente em um computador com Windows.

1) Acesse o endereço abaixo:

https://owncloud.org/install/#install-clients

Os passos a seguir foram documentados considerando que o computador utilizado usa Sistema Operacional Windows. Vale ressaltar que algumas telas podem diferenciar conforme a versão do SO é utilizado.

Após clicar no link, será exibida esta página web:

2) Clique em Windows, conforme a imagem acima.

3) Neste documento, foi utilizado o Internet Explorer no idioma Inglês, A imagem abaixo pode diferenciar conforme o navegador utilizado. Conforme o exemplo, o navegador pergunta se você deseja salvar ou executar o arquivo. Clique em Executar

4) Após o fim do Download, o Windows perguntará se você confia neste programa, clique em SIM, caso você não tenha permissões de Administrador, o Windows irá solicitar as credenciais de um Administrador, neste caso você deve procurar o Suporte do seu campi.

As próximas etapas é de instalação do Cliente, basicamente clique em Avançar até o fim.

5) Clique ou Next

6) Clique em Next

7) Clique em Install

8) Aguarde até o final da instalação

9) No final da instalação, a tela abaixo é exibida, clique em Finish

10) Nesta tela você deve informar o endereço IP do servidor, digite o endereço nuvem.ifce.edu.br conforme a imagem a seguir:

11) Na tela seguinte, você deverá informar as credenciais do usuário, informe o login e a senha que você usou no registro.

<note important>Atenção: É somente o nome de usuário, NÃO é o email …@ifce.edu.br </note>

12) O cliente irá verificar se o login e a senha estão corretos, caso estejam a próxima tela exibida pergunta o quê e onde estão os arquivos que você deseja sincronizar. Caso você não saiba ou esqueceu a senha, leia este artigo

Marque a opção Sync Everything from Server

Onde tem Local Folder, você pode especificar uma pasta ao qual será sincronizada. A opção padrão é uma pasta chamada ownCloud dentro de “Meus Documentos”, caso queira pode pode criar uma pasta na Área de Trabalho e deixá-la sendo sincronizada com o servidor. Nesse caso siga as etapas abaixo:

12.1) Clique no Botão ao lado de Local Folder 12.2) Será exibida uma janela de Selecionar Pasta 12.3) Clique em Area de Trabalho 12.4) Clique no botão “Nova Pasta” 12.5) Coloque um Nome para a pasta, por exemplo: Owncloud. 12.6) Selecione a pasta que você acabou de criar. 12.7) Clique em “Selecionar Pasta”. 12.8) Você voltará para a tela anterior.

13) Clique em Connect e em seguida Finish.

14) O programa já está instalado e você pode acompanhar a atividade dele por este icone que é exibido na barra de tarefas: <note tip> Tanto o programa quando a pasta criada possuem ícones de identificação.

O ícone Verde Indica que todos os arquivos foram sincronizados

O ícone Azul Indica que a sincronização está em andamento

Caso apareça um icone em vermelho, é porque houve algum problema ou o Computador está sem conexão com a internet. Nesse caso, entre em contato com o suporte para resolver este problema.

</note>

Vamos testar o funcionamento, abra a pasta que você criou, copie ou crie um arquivo dentro.

Por exemplo:

Aguarde a sincronização terminar. Dependendo do tamanho do arquivo, esta operação pode levar alguns segundos ou alguns minutos.

Acesse o servidor e confirme a existencia do arquivo

1) Acesse no navegador: https://nuvem.ifce.edu.br

2) Entre com o seu login e a sua senha

Faça outro teste: Exclua o Arquivo da pasta no seu computador e verifique na página web se o mesmo foi excluido também.

O Owncloud possui uma série de funcionalidades que serão vistas e documentadas mais a frente. Caso tenha duvidas entre em contato com o suporte pelo email suporte@ifce.edu.br


Thiago Carneiro Feitosa 22/04/2016 10:19

  • faq/nuvem/install.txt
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)