infraestrutura:convencao-nomes

Convenção para nomenclatura de dispositivos de rede

Este documento define uma convenção formal de nomenclatura para auxiliar na gerência das redes do Instituto Federal do Ceará - IFCE. Nomear dispositivos é uma importante prática para gerência eficaz de uma grande rede de computadores, e deve refletir a função atual do dispositivo em questão, bem como sua posição física e lógica na rede.

A DGTI desenhou uma hierarquia, utilizando uma camada central, uma camada de distribuição e uma camada de acesso. Dispositivos dentro da rede, cairão logicamente em uma destas três camadas. Funcionalmente, estes dispositvos são descritos como roteadores core, switches de distribuição, roteadores de distribuição ou de acesso e switchets de acesso. O desenho da rede é dado para que um dispositivo membro de uma árvore, atrelado a um roteadore core e é alimentado de um dispositivo em uma posição lógicamente superior nesta árvore.

Um nome bem formado irá indicar a localização do dispositivo e seu papel nesta hierarquia. Esta convenção traz as mais úteis informações sobre um dispositivo dentro de seu nome enquanto minimiza o tamanho do hostname. Estas recomendações, seguem a convenção de DNS, da hierarquia mais específica para a menos específica.

A arquitetura de rede do IFCE segue uma hierarquia geral de elementos únicos em cada nível, como descrita a baixo: Nem todas as informações são úteis todas as horas, e podem trazer certa complexidade à convenção de nomes. Elementos mais baixos na hierarquia são facilmente emcapsulados em elementos mais alto, fazendo identificadores únicos em todos os níveis complexos e pesados. Nesta convenção, a árvore, prédios, salas, tipo de dispositivo e interfaces, são considerados siginificantes.

  • Domínio
  • Subdomínio
  • Zona
  • Árvore
  • Prédio
  • Sala
  • Tipo de Dispositivo
  • Interface

A convenção para mnemônicas utilizadas para nomes de interface será a abreviação do nome utilizado pelo Cisco IOS. O caractere '/' sera substituido pelo caractere '-'. ex:

Uma interface de um roteador Fast Ethernet, denominado pelo IOS como “Ethernet0/0/0” seria traduzido para “e0-0-0” no campo referente a interface.

Interface Type Mnemônica
ATM atm
BRI bri
BVI bvi
Ethernet E
FastEthernet Fe
GigabitEthernet Ge
Group-Async gro
Hssi Hs
Loopback Lo
POS pos
Port-channel pc
SRP srp
Serial Se
Vlan Vl

Há vários tipos lógicos de dispositivos utilizados em uma rede. Este mneumonicos são para este uso:

Nome do Dispositivo Mnemônica
Access Router ar
Access Switch as
Aggregation Router gr
Aggregation Switch gs
Core Router cr
Core Switch cs
Distribution Router dr
Distribution Switch ds
External router er
Service Router sr
Service Switch ss
Virtual Console vc
Network Service System ns
Bladesystem Chassi bc
Bladesystem Blade bb
Dell PowerEdge Server pe

Dispositvos alocados sob a mesma funcão serão numerados: 01, 02, 03, etc. Quando alocando hostnames, o número mais baixo disponível deverá ser utilizado. Ex: Se há dois switches de acesso as01 e as03 em um local em particular, então, o proximo switch de acesso deverá receber o hostname as02.

Na ocasião de um dispositvo apresentar defeito e sair de produção/operação, outros dispositivos não deverão ter sua nomenclatura alterada. Ex: Em um ambiente onde encontram-se em produção os switches de acesso as01, as02 e as03, e o switch as02 apresenta defeito, é removido e não foi colocado outro em seu lugar, os nomes dos dispositivos as01 e as03 NÃO deverão ser modificados.

Existem aprocimadamente xx árvores hierárquicas nas redes do IFCE. Estas, baseadas no locode e seus mneumônicos estão listados abaixo:

Campus Mneumônico
Reitoria rei
Acaraú acu
Aracati art
Baturité btu
Camocim cmc
Canindé cad
Caucaia cuc
Cedro ced
Crateús cre
Crato ctu
Fortaleza for
Guaramiranga gua
Iguatu qig
Itapipoca iip
Jaguaribe jag
Jaguaruana jaa
Juazeiro do Norte jdo
Limoeiro do Norte ldn
Maracanaú mcn
Morada Nova mrv
Quixadá qxa
São Gonçalo do Amarante sde
Sobral qbx
Tabuleiro do Norte tno
Tauá tau
Tianguá tgn
Ubajara ubj
Umirim ubm

A definição formal para dispositivos de rede do IFCE segue os procedimentos abaixo:

Nomes de dispositvo são construidos a partir de mneumônicos derivados de suas interfaces, tipo de dispositivo, prédio/sala e árvore. A interface de loopback loopback0 é definida para indentificar um dispositivo gerenciável, e sua descrição será ominitda. Covencionalmente, os mneumônicos referentes a edificações farão referência a Sala de Equipamentos, se localizada no prédio. Para outras salas deste prédio, o número/nome da sala deverá ser adicionado ao mneumônico.

Nomes de dispositivo deverão ser restritos a visão interna de DNS apenas. Exceções a esta regra valem para roteadores externos, de borda e elementos de rede cuja função requira acesso a partir da internet.

Endereço de Loopback para um roteador core na cidade de Limoeiro do Norte:

cr01-ldn

Switch de distribuição localizado na cidade de Fortaleza, na Gerencia do Curso de Tecnologia em Processos Químicos:

ds01-for-qui

Interface VLAN 1000 do roteador de acesso localizado no Campus Maracanáu, Bloco da Telemática:

Vl1000-ar01-mcn-tel

Três switches de acesso localizados na sala da Pro-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação:

as01-rei-prp
as02-rei-prp
as03-rei-prp
  • infraestrutura/convencao-nomes.txt
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)