manual_edicao:barradeferramentasdoedtor

Utilizando Formatações Prontas

Na área de edição do texto da página, existirão menus com funcionalidades bastante semelhantes ao Word, porém, cabe destaque à parte de estilos de texto, onde você poderá selecionar a formatação que o corpo do seu texto deve ter, facilitando assim a composição do mesmo. Para acessar estilos de texto, basta ir até o campo de seleção mostrado abaixo.

Ao acessar este campo você observará as seguintes opções em Estilo: Parágrafo normal, Título, Identado, Literal, Citação e Subtítulo.

TÍTULO

Esta formatação é utilizada para textos que se deseja transformar em título. Para configurá-la basta selecionar o texto desejado e clicar na opção Título.Na figura abaixo, pode ser observado como ficou o texto, após a seleção da referida opção.

IDENTADO

Esta formatação é utilizada para textos que se deseja transformar em. Para configurá-la, basta selecionar o texto desejado e clicar na opção Identado.Na figura abaixo, pode ser observado como ficou o texto, após a seleção desta opção.

LITERAL

Esta formatação coloca o texto selecionado dentro de um quadro preto com a fonte Courier. Ela pode ser utilizada para destacar quaisquer elementos no texto. Para configurá-la, basta selecionar o texto desejado e clicar na opção Literal na caixa de texto.

SUBTÍTULO

Esta formatação deixa o texto selecionado com a fonte um pouco maior que o texto comum e em negrito. Geralmente é utilizada para separar seções do texto. Para configurá-la, basta selecionar o texto desejado e clicar na opção Subtítulo na caixa de texto.

CITAÇÃO

Essa formatação é conhecida pois é tida como a correta para citações que excedem 3 linhas pelas normas da ABNT, com ela o texto terá um recuo à esquerda e se situará alinhado à direita da tela. Para configurá-la, basta selecionar o texto desejado e clicar na opção Citação na caixa de texto.

  • manual_edicao/barradeferramentasdoedtor.txt
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)