Kanboard
O kanboard é um sistema de gerenciamento de projeto que usa a metodologia Kanban.
Saiba mais sobre Kanban
Funcionalidades
O sistema permite:
- Gerenciar usuários remotos (AD) ou locais.
- Gerenciar projetos, através de um dashboard onde você pode pesquisar por tarefas.
- Gerenciar notificações sobre mudanças nos projetos.
- Gerenciar permissões dos usuários nos projetos.
- Criar Tarefas robustas para a composição dos projetos.
- Criar relatórios estatísticos com base nas informações agregadas pelos projetos.
Projetos
Os projetos podem ser clonados ou criados do zero, ao se criar o projeto, você pode visualizar o Board com as colunas configuradas como default do sistema, o calendário com as tarefas e a opção do gráfico de Gantt. Cada projeto é composto por tarefas que serão descritas logo abaixo.
Tarefas
Um projeto é composto por tarefas, uma tarefa possui alguns atributos, que descrevem os detalhes dela como:
- Título.
- Descrição.
- Designação - Para quem irá realizar a tarefa).
- Coluna - Estado em que a tarefa se encontra no board do projeto.
- Prioridade.
- Complexidade.
- Estimativa original.
- Data de Vencimento
- Cor - Para informar o tipo de tarefa visualmente
As cores das tarefas irão discriminar os tipos quanto às suas naturezas:
Cor | Tipo |
Bug (impedimento) | Vermelho |
Análise (requisito) | Amarelo |
Desenvolvimento | Azul |
Configuração | Cinza |
Teste | Verde |
Documentação | Rosa |
Treinamento | Lilás |
Padrão de criação de branches a partir das tarefas: nome_projeto_ou_modulo#id_kanboard.
Exemplo: avanti#350 , patrimonio#223
Você também pode utilizar a MarkDown sintax para elaborar as tarefas.
Recorrência
Ao criar a tarefa você pode editá-la para que se torne uma tarefa recorrente, com os seguintes atributos:
- Habilitar a recorrência
- Qual ação irá disparar uma nova criação desta tarefa
- O fator de cálculo de uma nova data limite
- Escala de Tempo para o cálculo de uma nova data (dia(s), mes(es), ano(s))
- Data para calcular a nova data limite
Adicionar uma subtarefa
Subtarefas podem ser adicionadas para granularizar o tempo gasto em toda a tarefa, mais informação abaixo na sua própria seção
Adicinar Links
É permitido adicionar links as tarefas que pode ser de dois tipos
Link Externo
Link externo para complementar o intuito da tarefa realizada, pode ser do tipo:
- Auto
- Anexo
- Arquivo Local
- Web
Link Interno
Link interno para associar a tarefa a uma outra tarefa, onde esta associação pode ser do tipo:
- Está associada a
- Bloqueia
- Está bloqueada por
- Duplica
- Está duplicada por
- É filha de
- É mãe de
- Visa um milestone
- Corrige
- Foi corrigida
Adicionar comentários
Você pode adicionar comentários em relação à tarefa como discussões com cliente, anotações específicas, ficarão registrados por usuário que inseriu o comentário.
Anexar documento
Você pode anexar documentos, planilhas, ou outro artefato gerado que faça parte da tarefa.
Adicionar uma captura de tela
capturas de tela pode sem anexadas para auxiliar o desenvolvimento da tarefa
Duplicar
Para agilizar a criação é permitido duplicar dentro do mesmo projeto a tarefa selecionada.
Duplicar em outro projeto
Caso seja necessário, você poderá também duplicar a tarefa para um outro projeto.
Subtarefas
Subtarefas são úteis para detalhar a tarefa, seu tempo gasto, e verificar, através das designações, as pessoas participantes, caso haja mais de uma, na mesma tarefa. Nelas você pode estimar o tempo, inicar e pará-las e designá-las a um dos participantes do projeto.
Relatório
Relatórios podem ser emitidos com base nas informações por projeto e são eles:
- Distribuição de tarefas
- Redistribuição de usuário
- Fluxograma Cumulativo
- Gráfico de Burndown (complexidade da tarefa ao longo do tempo)
- Tempo médio de cada coluna
- Lead and cycle time (lead time → Começo ao fim do trabalho, da entrada no board até a saída / cycle time → tempo que o time gasta sem contar a entrada dela no board, quando entra no “andamento”
- Tempo estimado vs tempo real