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Kanboard

O kanboard é um sistema de gerenciamento de projeto que usa a metodologia Kanban.

Saiba mais sobre Kanban

O sistema permite:

  • Gerenciar usuários remotos (AD) ou locais.
  • Gerenciar projetos, através de um dashboard onde você pode pesquisar por tarefas.
  • Gerenciar notificações sobre mudanças nos projetos.
  • Gerenciar permissões dos usuários nos projetos.
  • Criar Tarefas robustas para a composição dos projetos.
  • Criar relatórios estatísticos com base nas informações agregadas pelos projetos.

Os projetos podem ser clonados ou criados do zero, ao se criar o projeto, você pode visualizar o Board com as colunas configuradas como default do sistema, o calendário com as tarefas e a opção do gráfico de Gantt. Cada projeto é composto por tarefas que serão descritas logo abaixo.

Um projeto é composto por tarefas, uma tarefa possui alguns atributos, que descrevem os detalhes dela como:

  • Título.
  • Descrição.
  • Designação - Para quem irá realizar a tarefa).
  • Coluna - Estado em que a tarefa se encontra no board do projeto.
  • Prioridade.
  • Complexidade.
  • Estimativa original.
  • Data de Vencimento
  • Cor - Para informar o tipo de tarefa visualmente

As cores das tarefas irão discriminar os tipos quanto às suas naturezas:

Cor Tipo
Bug (impedimento) Vermelho
Análise (requisito) Amarelo
Desenvolvimento Azul
Configuração Cinza
Teste Verde
Documentação Rosa
Treinamento Lilás

Padrão de criação de branches a partir das tarefas: nome_projeto_ou_modulo#id_kanboard.

Exemplo: avanti#350 , patrimonio#223

Você também pode utilizar a MarkDown sintax para elaborar as tarefas.

Ao criar a tarefa você pode editá-la para que se torne uma tarefa recorrente, com os seguintes atributos:

  • Habilitar a recorrência
  • Qual ação irá disparar uma nova criação desta tarefa
  • O fator de cálculo de uma nova data limite
  • Escala de Tempo para o cálculo de uma nova data (dia(s), mes(es), ano(s))
  • Data para calcular a nova data limite

Subtarefas podem ser adicionadas para granularizar o tempo gasto em toda a tarefa, mais informação abaixo na sua própria seção

É permitido adicionar links as tarefas que pode ser de dois tipos

Link externo para complementar o intuito da tarefa realizada, pode ser do tipo:

  • Auto
  • Anexo
  • Arquivo Local
  • Web

Link interno para associar a tarefa a uma outra tarefa, onde esta associação pode ser do tipo:

  • Está associada a
  • Bloqueia
  • Está bloqueada por
  • Duplica
  • Está duplicada por
  • É filha de
  • É mãe de
  • Visa um milestone
  • Corrige
  • Foi corrigida

Você pode adicionar comentários em relação à tarefa como discussões com cliente, anotações específicas, ficarão registrados por usuário que inseriu o comentário.

Você pode anexar documentos, planilhas, ou outro artefato gerado que faça parte da tarefa.

capturas de tela pode sem anexadas para auxiliar o desenvolvimento da tarefa

Para agilizar a criação é permitido duplicar dentro do mesmo projeto a tarefa selecionada.

Caso seja necessário, você poderá também duplicar a tarefa para um outro projeto.

Subtarefas são úteis para detalhar a tarefa, seu tempo gasto, e verificar, através das designações, as pessoas participantes, caso haja mais de uma, na mesma tarefa. Nelas você pode estimar o tempo, inicar e pará-las e designá-las a um dos participantes do projeto.

Relatórios podem ser emitidos com base nas informações por projeto e são eles:

  • Distribuição de tarefas
  • Redistribuição de usuário
  • Fluxograma Cumulativo
  • Gráfico de Burndown (complexidade da tarefa ao longo do tempo)
  • Tempo médio de cada coluna
  • Lead and cycle time (lead time → Começo ao fim do trabalho, da entrada no board até a saída / cycle time → tempo que o time gasta sem contar a entrada dela no board, quando entra no “andamento”
  • Tempo estimado vs tempo real
  • sistemas/kanboard.txt
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)