sistemas:assistentessoc:inscricoes

Acessando o menu Inscrições

Logo após, logar-se no sistema SisAE, a primeira tela que aparecerá será a de gerenciamento de Inscrições.

;#; Figura 1 - Acesso Menu Inscrições ;#;

No Grid de Resultado e dividido em 9 colunas informativas.

;#; Figura 2 - Grid Resultado ;#;

  • Coluna 1 Aluno: Informa o nome e a matrícula do aluno que solicitou o auxilio.Há um balão com uma numeração. Essa numeração indica quantos auxílios o aluno se inscreveu. Ao passar o mouse em cima do número, o sistema exibe, quais auxílios foram pedidos e o status de cada um.
  • Coluna 2 Modalidade: A modalidade do curso do aluno.Ex: Pós-graduação, Superior ou Técnico.
  • Coluna 3 Oferta: Informa qual oferta o aluno se inscreveu.
  • Coluna 4 Renovação: Indica se é um pedido de renovação ou não.
  • Coluna 5 Status: Informativo de status do processo de solicitação do auxílio ao aluno.
  • Coluna 6 Responsável Parecer: Responsável pelo parecer final dado ao aluno.
  • Coluna 7 Qtd Critérios Específicos: Total de critérios específicos atendidos pelo aluno.
  • Coluna 8 Qtd Critérios: Total de critérios atendidos pelo aluno.
  • Coluna 9 Ação: Botão Ação.
O sistema trata dois grupos de Critérios Específicos:
  * Critério Específico Auxílio Moradia: verifica se aluno é "Domiciliado fora da sede".
  * Critério Específico Auxílio Discentes Mães/Pais: verifica se o estudante possui filhos menores de 06 anos sob sua guarda ou maiores com algum tipo de deficiência ou doença crônica/degenerativa.
Os critérios analisados pelo sistema são:
  * Renda per capta de até 1 e 1⁄2 salário mínimo
  * Estudante com deficiência ou doença crônica/degenerativa
  * Estudante que possui filhos menores de 12 anos sob sua guarda ou maiores com algum tipo de deficiência ou doença crônica degenerativa
  * Presença de pessoas com deficiência, idosos ou com doenças crônicas/degenerativas na familia nuclear
  * Morar de aluguel
  * Residir em casa de taipa ou similar
  * Família nuclear inscrita no Cadastro Único
  * Estudante estudou em escola pública 

Esses critérios visam auxiliar na classificação dos alunos inscritos em determinada Oferta. Sendo apresentados sempre por ordem decrescente de critérios específicos atingidos, em seguida por ordem de critérios gerais atendidos e renda per capta.

No botão Filtros e possível fazer uma buscar por:

  • Inscrição: nesse campo a pesquisa pode ser pelo número de inscrição
  • Aluno: nesse campo a pesquisa pode ser por parte do nome ou matrícula do aluno
  • Curso
  • Modalidade
  • Semestre
  • Auxílio
  • Oferta
  • Cidade
  • Renovação
  • Inscrito a partir de determinada data
  • Status
  • Entrevista
  • Responsável Parecer

;#; Figura 3 - Filtros ;#;

Ordenando as Inscrições

Quando no filtro das inscrições é escolhido a Oferta, o sistema ordenará os inscritos em ordem crescente de critérios específicos, critérios gerais e renda per capta. Caso, não deseje essa ordenação, e queira ordenar por exemplo por Aluno: clique no nome da coluna “Aluno”. Todas as colunas, exceto a de Ações permite ordenação. Para isso, basta que se clique no nome da coluna desejada.

Analisando as Inscrições

O primeiro status que uma Inscrição vai ter é Inscrição Efetuada.

As ações permitidas nessa etapa são:

  • Exibir: irá exibir os detalhes e o histórico de alterações de status da inscrição
  • Caracterização: exibe toda a caracterização preenchida pelo aluno, onde a profissional que está analisando poderá ir validando as informações como uma forma de conferência. A validação não é obrigatória
  • Parecer: Essa ação estará sempre disponível a qualquer tempo no sistema. Ideal é que se analise os documentos antes.
  • Documentos: antes de emitir um parecer é necessário que seja feita a análise dos documentos. Aqui pode-se fazer o download dos documentos, e mudar o status. Não mude status de documento após já ter dado um parecer. Faça essa ação antes de dar um parecer.
{{ :sistemas:assistentessoc:screencapture_58_.png?direct&600 |}}

Veja a mudança de status da inscrição após o aceite dos documentos:

{{ :sistemas:assistentessoc:screencapture_59_.png?direct&600 |}}

Após o aceite o sistema disponibilizará o menu **Parecer**, **Entrevista** e **Trocar Oferta**.

{{ :sistemas:assistentessoc:screencapture_60_.png?direct&600 |}}  
  • Entrevista: caso deseje agendar uma entrevista a profissional apenas informa a data e hora. O sistema se encarregará de enviar um email para o aluno.
{{ :sistemas:assistentessoc:screencapture_65_.png?direct&600 |}}
  • Parecer: é nessa tela que a profissional dá o parecer após sua análise. Esse parecer pode ser alterado desde que essa alteração seja feita antes da divulgação do resultado das inscrições.
{{ :sistemas:assistentessoc:screenshot-localhost_3000_2016-04-12_16-49-14.png?direct&600 |}}

Ao clicar em Conceder, o sistema automaticamente irá gerar as parcelas para pagamento:

{{ :sistemas:assistentessoc:inscr6.png?direct&600 |}}

Veja a mudança de status após a concessão de um auxílio:

{{ :sistemas:assistentessoc:screencapture_64_.png?direct&600 |}}
  • Parecer DAE: a qualquer momento, que a profissional julgue necessário, ela poderá solicitar um parecer da Diretoria de Assuntos Estudantis.
{{ :sistemas:assistentessoc:screencapture_62_.png?direct&600 |}}    

Pagamentos

No item Pagamentos do botão Ação. É possível ver as Parcelas de Pagamentos de Alunos que possuem Benefício concedido ou Benefício suspenso, Na coluna status ver se a situação do pagamento sendo Em Aberto um Cancelado, para Cancelar Parcelas ou Ativar Parcelas Canceladas, clique no botão Ação e Cancele ou Ative. A coluna valor pode ser alterada desde que a parcela ainda não tenha sido “Paga” (folha de pagamento fechada)

;#; Figura 9 - Botão Pagamentos ;#;

Na Aba Histórico e possível ver todos os históricos do botão Ação parcelas Canceladas e Abertas.

;#; Figura 10 - Botão Pagamentos ;#;

Item Parecer do Botão Ação

Para realizar um Parecer a uma oferta e necessário que o Status do aulo esteja com Documentos Aceitos, Indeferido ou Na lista de espera

;#; Figura 11 - Botão Parecer ;#;

Apos clicar no botão Parecer abrira um formulário, que pedira qual parecera, se será Concedido, Não Concedido ou Lista de Espera, mais uma caixa de texto para digita observação da escolha.

  • Não Concedido: Status = Indeferido
  • Lista de Espera: Status = Na lista de espera
  • Concedido: Status = Benefício concedido

;#; Figura 12 - Inserir o Status da Inscrição ;#;

Em caso de Auxilio Concebido, Aparecera, o valor e parcelas pedidas pelo aluno, Digite a observação no Parecer e clique em salvar para conceder o beneficio.

;#; Figura 13 - Auxilio Concebido ;#;

Perceba que Status do aluno o beneficio foi concebido

;#; Figura 14 - Auxilio Concebido ;#;

Item Documentos do Botão Ação

Para poder visualizar o item Documentos e necessário que o Status do aulo esteja com Documentos com alguma pendência.

;#; Figura 15 - Botão Documentos ;#;

Após clicar em documentos aparecera um formulário, com os seguintes campos.

  • Documentos: Indica o documento acerto entregue.
  • Status: Status do seguinte documentos que pode ser, Aceito, Aguardando Recebimento, Recebido ou Rejeitado.
  • Mensagem: Breve observação.
  • Arquivos:

;#; Figura 16 - Atestado Documentos ;#;

Caso algum documento solicitado seja rejeitado o status do aluno ficara Documentos com alguma pendência sendo necessário a correção.

;#; Figura 17 - Status - Documentos com alguma pendência ;#;

Em casa de alguns Documentos entregues mas não processados o status do aluno ficara.

;#; Figura 18 - Status - Documentos entregues ;#;

E depois que os documentos forem entregues e não tiver nem um erro e todos os status forem de aceito o status do aluno vai para Documentos aceitos

;#; Figura 19 - Status - Documentos aceitos ;#;

Item Entrevista do Botão Ação

Para poder visualizar

;#; Figura 20 - Botão Entrevista ;#;

Apos conceder um auxilio a um aluno, deve agenda uma entrevista, escolha uma data e clique em salvar, para agenda uma entrevista.

;#; Figura 21 - Agenda entrevista ;#;

apos isso veja a mudança de status para Entrevista Agendada em determinado aluno

;#; Figura 22 - Entrevista Agendada ;#;

Depois que o prazo da entrevista passar ou por algum motivo seja necessário cancelar a entrevista, vá novamente no botão ação da entrevista agendado para aquele aluno.

;#; Figura 23 - Agenda entrevista ;#;

Observe que um novo formulário aparecera pedindo novas informações sobre a entrevista agendada.

;#; Figura 24 - Agenda entrevista ;#;

Para cancelar uma entrevista, escolha entrevista não realizada, escreva o motiva do cancelamento e clique no em cancelar entrevista, para agenda novamente uma nova entrevista repitas os passos das figuras acima.

;#; Figura 25 - cancelar uma entrevista ;#;

Em entrevista realizadas novamente vá acesse o botão ação e clique em entrevista. informe se a entrevista ocorreu, digite anotação e clique em salvar

;#; Figura 26 - entrevista realizada ;#;

Perceba que Status do aluno o beneficio foi concebido

;#; Figura 27 - Status - concebido ;#;

Item Cancelar do Botão Ação

Para cancelar uma inscrição de um aluno a um auxilio escolha essa opção.

;#; Figura 28 - cancelar uma inscrição ;#;

Logo apos efetuar essa escolha perceba a mudança no status do aluno.

;#; Figura 29 - Beneficio Suspenso ;#;

  • sistemas/assistentessoc/inscricoes.txt
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)