sistemas:suap:almoxarifado:manualdousuario:conceitosedefinicoes

3.1. SUAP/Almoxarifado - Conceitos e definições

Almoxarifado É o local destinado à guarda e conservação de materiais
Compra É aquisição remunerada de um bem pelo órgão público, de acordo com os critérios estabelecidos em instrumentos legais que regem o assunto.
Devolução de material documento utilizado para devolver ao estoque do almoxarifado as quantidades totais ou parciais de material requisitadas.
Empenho ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico (Fonte: Lei nº 4.320/1964)
Extravio É o desaparecimento de um bem, sem que seja identificada a origem do fato
Inventário Instrumento de controle para verificação dos saldos de estoque dos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes em uso no órgão ou entidade, confirmando a localização e atribuição de carga de cada material permanente que irá permitir a atualização dos registros dos bens permanentes, bem como o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso, apurando a ocorrência de dano, extravio ou qualquer irregularidade.
Através do inventário pode-se verificar as necessidades de manutenção e reparo e constatação de possíveis ociosidades de bens móveis, possibilitando maior racionalização e minimização de custos.
O inventário pode ser: anual, inicial, por extinção ou transformação, eventual ou por transferência de responsabilidade.
Incorporação Registro contábil da inclusão ou entrada de um bem patrimonial, em decorrência de aquisição, nas suas diversas modalidades.
Licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. (Fonte: Lei nº 8.666/93)
Material “Designação genérica de equipamentos, componentes, sobressalentes, acessórios, veículos em geral, matérias-primas e outros itens empregados ou passíveis de emprego nas atividades das organizações públicas federais, independente de qualquer fator, bem como, aquele oriundo de demolição ou desmontagem, aparas, acondicionamentos, embalagens e resíduos economicamente aproveitáveis” (IN 205/88)
Para fins de classificação da despesa orçamentária, os materiais são classificados como Material de consumo e Material permanente.
Material de Consumoaquele que, em razão de seu uso corrente e da definição da Lei n. 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos (Fonte: Portaria STN nº 448/02).

Exemplos de material de consumo: material de expediente (canetas, papel, borracha); material alimentício (café, açúcar, biscoito) e material de processamento de dados ( toners, cartuchos, conectores, cabos) dentre outros.
Material Permanenteaquele que, em razão de seu uso corrente, não perde a sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos (Portaria STN nº 448/02).
Esses materiais recebem tombamento e são distribuídos mediante assinatura do termo de responsabilidade pelo servidor recebedor.

Exemplos de material permanente: móveis (mesa, cadeira), equipamento de tecnologia da informação (computadores, switches), equipamentos de uso domésticos (ares condicionados, bebedouros).
Mudança de Local procedimento pelo qual se transfere um bem de um Setor para outro, dentro da mesma Unidade.
Recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. Transfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor. (IN 205/88)
Recebimento provisório Após todo o processo de aquisição, quando da entrega do material de consumo ou permanente, é realizado o recebimento provisório da mercadoria. Portanto, o material encomendado é recebido pelo responsável ao órgão público no local previamente designado, onde irá se verificar se o objeto de compra e o material recebido estão de acordo com as especificações estabelecidas entre o órgão público e o fornecedor do materia (SANTOS, Franklin. Contabilidade Pública)
Recebimento definitivo Caso o material recebido esteja de acordo com o que foi solicitado pelo órgão público, ocorrerá uma declaração formal de que o material recebido satisfaz às especificações contratadas. Isto pode se dar por um documento específico ou um carimbo de atesto.
Requisição de material é a solicitação de material de consumo feita pelo chefe de setor, ou pessoa por este indicada, que é encaminhada ao almoxarifado para fins de separação do material e atendimento.
Setor de almoxarifado É onde os materiais são recebidos, conferidos, armazenados e distribuídos aos setores requisitantes, vinculados à sua unidade. Normalmente o setor de almoxarifado constituído de uma parte administrativa, que cuida tratamento documental e a parte do depósito, onde os materiais ficam armazenados até sua distribuição.
Sistema SIAFISistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. É um instrumento moderno e eficaz no controle e acompanhamento dos gastos públicos;
Sistema SUAPSistema informatizado de Gestão Patrimonial desenvolvido pelo IFRN, com adaptações pelo IFCE, com o objetivo de cadastrar, incluir, alterar, excluir e consultar a entrada e saída de bens, fornecer relatório de entrada e saída, implantar bens na UORG e UG, consultar, incluir, excluir movimentações, fornecer relatório de movimentações;
  • sistemas/suap/almoxarifado/manualdousuario/conceitosedefinicoes.txt
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)