5.8. SUAP/Almoxarifado - Metodologia de Controle de Estoque (PEPS e Média Ponderada)
5.8.1 Introdução
Vários fatores podem influenciar os preços de todo tipo de mercadoria: concorrência, variações nos índice geral de preços, impostos, etc. Sendo assim, dificilmente teremos durante o período compras feitas pelo mesmo preço.
Normalmente este preço vai variar muito, dando origem ao problema de avaliação de inventário.
A grande questão que define o método de avaliação dos estoques é: como valorizar as saídas quando houver variação no custo das entradas?
É para responder a esta questão que se aplicam os diferentes critérios de avaliação dos Estoques, tais como PEPS, UEPS e Média Ponderada, sendo este último o mais utilizado e previsto pela legislação brasileira.
5.8.2 PEPS
A baixa no custo do estoque se dá pela seguinte maneira: o primeiro que entra é o primeiro que sai.
Retira-se primeiro do estoque aqueles itens que entraram primeiro. Isso significa que, quando é feita uma retirada de produtos do estoque para venda ou consumo interno, deve-se considerar o valor dos itens mais antigos que ainda estão no estoque.
Exemplo:
- 01/01: estoque inicial: 100 unidades a um custo de aquisição de R$ 100,00, totalizando R$ 10.000,00
- 05/01: aquisição de 50 unidades a um custo de aquisição de R$ 133,00, totalizando R$ 6.650,00.
- 12/01: retirada de 110 unidades.
- 100 unidades a um custo de R$ 100,00 = R$ 10.000,00
- 10 unidades a um custo de R$ 133,00 = R$ 1330,00
Este foi o sistema inicialmente utilizado para o cálculo dos valores de entrada e saída do almoxarifado no SUAP, mas que não se encontra mais em uso pelo IFCE.
5.8.3. Custo médio poderado
Existe a possibilidade de se dar como custo o valor médio das compras, que será usado para todas as saídas a partir de uma nova entrada.
Cada entrada (a preço unitário diferente do preço médio anterior) modifica o preço médio;
No método do custo médio ponderada há uma fusão das quantidades monetárias decorrentes de novas compras com o custo total do que existia em estoque antes da compra.
Esse método é o mais utilizado pelas companhias do Brasil.
Este é o atual método de mensuração e avaliação das saídas do estoque do SUAP (a partir de de novembro de 2016), em conformidade com a Lei n 4.320/64 e Resolução CFC n 1137/08 que aprova a NBCT 16.10 - Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do setor público.
Cada entrada é recalculado o valor médio do material no estoque com a seguinte fórmula:
valor médio = ( (A * B) + (C * D) ) / (B + D)
- A = valor médio anterior
- B = quantidade em estoque
- C = valor do material que está entrando no almoxarifado
- D = quantidade do material que está entrando no almoxarifado
- B + D = soma das quantidades de estoque e entrada.
Exemplo:
- Entrada: 30 unidades, custo unitário de R$ 1.200.000
- Entrada: 10 unidades, custo unitário de R$ 420.000
Primeiro passo: Somamos a quantidade existente no estoque com a quantidade da Entrada: 30 + 10 = 40
Segundo passo: somamos o valor do estoque com o valor da entrada: 1.200.000 + 420.000 = 1.620.000,00
Terceiro passo: dividir o saldo novo pela quantidade total 1.620.000,00 / 40 = 40.500,00
Quando há uma saída de produtos, eles saem pelo custo médio (R$ 40.500,00).
5.8.4 Quantidade de casas decimais
O SUAP, em sua versão original (IFRN) trabalha com quatro casas decimais.
Mas no livro Management Accounting: Principles & Applications de Jill Hart,Clive Wilson,Chris Fergus, os autores citam casos de que pode-se haver a necessidade de uso maior de casas decimais.
Na prática, o uso de quatro casas decimais pode ocasionar problemas no arredondamento, gerando uma diferença de centavos quando há movimentações de grandes quantidades.
Para resolver este problema, adotou-se o cadastro de movimentações com seis casas decimais. E no Relatório Mensal do Almoxarifado, são exibidas apenas duas (sendo esta a quantidade de casas utilizada pelo SIAFI).
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