sistemas:suap:edu:emailacademico

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
sistemas:suap:edu:emailacademico [2021/01/14 15:51]
Edwilson de Sousa Carvalho
sistemas:suap:edu:emailacademico [2023/11/01 17:16] (atual)
Cicero Jose Sousa da Silva [Obs.: Após escolhido o seu endereço de e-mail não será possível alterá-lo. Lembre-se também de anotar o endereço para não esquecer.]
Linha 5: Linha 5:
 ==== Etapa 1 - Acesso ao SUAP ==== ==== Etapa 1 - Acesso ao SUAP ====
  
-Para acessar o Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP acesse o link suap.ifce.edu.br+Para acessar o Sistema Unificado de Administração Pública - SUAPacesse o link [[https://suap.ifce.edu.br]]. 
 +O usuário é a sua **MATRÍCULA ACADÊMICA** e a senha inicial terá o  padrão  
 +>> **@IFCE<data_de_nascimento> (Ex.: @IFCE04021992)** : Aluno ou servidor com data de nascimento em 04 de Fevereiro de 1992)
  
-O usuário é a sua matrícula acadêmica e a senha inicial é if.cpf (cpf somente números, sem ponto e traço). +Caso não obtenha êxito ao realizar o primeiro acesso ao SUAP com a senha padrão será necessário realizar o procedimento de reset de senha, clicando no link **"Deseja alterar sua senha?"** na página inicial do SUAP. 
- +
-Caso não obtenha êxito ao realizar o primeiro acesso ao SUAP com a senha padrão será necessário realizar o procedimento de reset de senha, clicando no link "Deseja alterar sua senha?" na página inicial do SUAP. +
  
 Em caso de dúvidas acesse essa página: [[sistemas:suap:recuperacaosenha|SUAP - Como recuperar minha senha?]] Em caso de dúvidas acesse essa página: [[sistemas:suap:recuperacaosenha|SUAP - Como recuperar minha senha?]]
  
-==== Etapa 2 - Criação do email acadêmico ====+==== Etapa 2 - Criação do e-mail acadêmico ====
  
-Ao realizar seu primeiro acesso clique no aviso "Escolha seu email acadêmico", na tela inicial do SUAP.+Ao realizar seu primeiro acesso clique no aviso "Escolha seu e-mail acadêmico", na tela inicial do SUAP.
  
-{{ :sistemas:suap:edu:a1.png?nolink |}}+{{ :sistemas:suap:edu:mudar_email.png?nolink |}}
  
-Serão exibidas várias opções de email disponíveis. Escolha uma das opções da lista e clique em Enviar. +Serão exibidas várias opções de e-mail disponíveis. Escolha uma das opções da lista e clique em Enviar. 
  
-Obs.: após escolhido o seu endereço de email não será possível alterá-lo. Também lembre-se de anotar o endereço para não esquecer.+==== Obs.: Após escolhido o seu endereço de e-mail não será possível alterá-lo. Lembre-se também de anotar o endereço para não esquecer. ====
  
-{{ :sistemas:suap:edu:a2.png?nolink |}}+{{ :sistemas:suap:edu:escolher_email.png?nolink |}}
  
-Ao concluir o processo será informado que seu email estará disponível para uso em 4 horas.+Ao concluir o processo será informado que seu e-mail estará disponível para uso em 4 horas. Aguarde esse prazo e prossiga para a Etapa 3 deste manual (criação da senha de acesso).
  
 {{ :sistemas:suap:edu:atualizar_email.png?nolink&400|}} {{ :sistemas:suap:edu:atualizar_email.png?nolink&400|}}
  
-Confira também se seu email pessoal cadastrado no sistema está correto. Esse e-mail será necessário para a criação da sua senha de acesso. +Confira também se seu e-mail pessoal cadastrado no sistema está correto. Esse e-mail será necessário para a criação da sua senha de acesso. 
  
-Para conferir o email cadastrado no SUAP clique em seu nome, na seção do lado esquerdo da tela, e em seguida em Editar, E-mail. Caso o campo de email esteja em branco ou o endereço mostrado esteja incorreto, informe o seu email pessoal e, em seguida, clique em salvar.+Para conferir o e-mail cadastrado no SUAP clique em seu nome, na seção do lado esquerdo da tela, e em seguida em Editar, E-mail. Caso o campo de e-mail esteja em branco ou o endereço mostrado esteja incorreto, informe o seu e-mail pessoal e, em seguida, clique em salvar. Por fim, clique em Sair e aguarde o prazo mínimo de 4 horas para criar sua senha de acesso ao e-mail. 
 +}==== Etapa 3 - Criação da senha de acesso ao e-mail acadêmico ====
  
-Por fim, clique em Sair aguarde o prazo mínimo de 4 horas para criar sua senha de acesso ao email.+Após a criação da conta de e-mail no SUAP será necessário aguardar no mínimo 4 horas para que haja a criação da  conta na plataforma do Google. Após esse prazo é necessário utilizar a opção "Deseja alterar sua senha?" na página de login do SUAP ([[https://suap.ifce.edu.br]]) para criar sua senha de acesso ao e-mail. **Sua senha não será enviada para seu e-mail**.
  
-==== Etapa 3 - Criação da senha de acesso ao email acadêmico ====+{{ :sistemas:suap:edu:login.png?nolink |}}
  
-Após criação da conta de e-mail no SUAP será necessário aguardar no mínimo 4 horas para que haja criação da  conta na plataforma do Google. Sua conta de e-mail será criada inicialmente com uma senha aleatória. Para alterar sua senha utilize a opção "Deseja alterar sua senha?" na página de login do SUAP ([[https://suap.ifce.edu.br]]).+Observe que senha do SUAP será a mesma do e-mail acadêmico, portal de periódicos da CAPES, ambiente da BVU e de outros sistemas do IFCE.
  
-{{ :sistemas:suap:edu:troca_senha_suap.png?nolink |}} +==== Como acessar seu e-mail acadêmico ====
- +
-Em caso de dúvidas acesse essa página: [[sistemas:suap:recuperacaosenha|SUAP - Como recuperar minha senha?]]+
  
-Observe que a senha do SUAP será a mesma do email acadêmicodo portal de periódicos da CAPESambiente da BVU de outros sistemas do IFCE.+O acesso ao seu e-mail acadêmico se dá através do Gmailentão, acesse [[https://accounts.google.com/ServiceLogin?continue=https%3A%2F%2Fmail.google.com%2Fmail%2F&ltmpl=default&hd=ifce.edu.br&service=mail&sacu=1&rip=1&lp=1&hl=pt#identifier|gmail.com]] informe o e-mail acadêmico e senha definidos nos passos anteriores.
  
-==== Como acessar seu email acadêmico ==== 
  
-O acesso ao seu e-mail acadêmico se dá através do Gmail, então, acesse [[https://accounts.google.com/ServiceLogin?continue=https%3A%2F%2Fmail.google.com%2Fmail%2F&ltmpl=default&hd=ifce.edu.br&service=mail&sacu=1&rip=1&lp=1&hl=pt#identifier|gmail.com]] e informe seu e-mail escolhido e sua senha.+----
  
 Em caso de problema entre em contato através da Central de Atendimento do IFCE, disponível no endereço https://ifce.edu.br/centraldeatendimento Em caso de problema entre em contato através da Central de Atendimento do IFCE, disponível no endereço https://ifce.edu.br/centraldeatendimento
  • sistemas/suap/edu/emailacademico.1610650308.txt.gz
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)