sistemas:suap:edu:emailacademico

Essa é uma revisão anterior do documento!


Processo de criação de e-mail acadêmico - Visão do aluno

Neste tutorial você verá o processo de criação do seu e-mail acadêmico no SUAP.

Para acessar o Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP, acesse o link https://suap.ifce.edu.br. O usuário é a sua matrícula acadêmica e a senha inicial é if.cpf (cpf somente números, sem pontos e traço).

Caso não obtenha êxito ao realizar o primeiro acesso ao SUAP com a senha padrão será necessário realizar o procedimento de reset de senha, clicando no link “Deseja alterar sua senha?” na página inicial do SUAP.

Em caso de dúvidas acesse essa página: SUAP - Como recuperar minha senha?

Ao realizar seu primeiro acesso clique no aviso “Escolha seu e-mail acadêmico”, na tela inicial do SUAP.

Serão exibidas várias opções de e-mail disponíveis. Escolha uma das opções da lista e clique em Enviar.

Ao concluir o processo será informado que seu e-mail estará disponível para uso em 4 horas.

Confira também se seu e-mail pessoal cadastrado no sistema está correto. Esse e-mail será necessário para a criação da sua senha de acesso.

Para conferir o e-mail cadastrado no SUAP clique em seu nome, na seção do lado esquerdo da tela, e em seguida em Editar, E-mail. Caso o campo de e-mail esteja em branco ou o endereço mostrado esteja incorreto, informe o seu e-mail pessoal e, em seguida, clique em salvar.

Por fim, clique em Sair e aguarde o prazo mínimo de 4 horas para criar sua senha de acesso ao e-mail.

Após a criação da conta de e-mail no SUAP será necessário aguardar no mínimo 4 horas para que haja a criação da conta na plataforma do Google. Sua conta de e-mail será criada inicialmente com uma senha aleatória. Para alterar sua senha utilize a opção “Deseja alterar sua senha?” na página de login do SUAP (https://suap.ifce.edu.br).

Observe que a senha do SUAP será a mesma do e-mail acadêmico, do portal de periódicos da CAPES, ambiente da BVU e de outros sistemas do IFCE.

O acesso ao seu e-mail acadêmico se dá através do Gmail, então, acesse gmail.com e informe o e-mail e senha definidos nos passos anteriores.


Em caso de problema entre em contato através da Central de Atendimento do IFCE, disponível no endereço https://ifce.edu.br/centraldeatendimento

  • sistemas/suap/edu/emailacademico.1610651503.txt.gz
  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
  • (edição externa)