sistemas:suap:sobre

← sistemas:suap|Voltar à página Principal do SUAP^^ →

O que é o SUAP

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) foi criado pela equipe de desenvolvimento da Coordenação de Sistemas de Informação (COSINF) da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI) do IFRN para a gestão dos processos administrativos e acadêmicos deste Instituto Federal.

Os institutos da Rede Federal exibidos a seguir utilizam este sistema, através de convênios firmados, mediante os quais o Instituto Federal do Rio Grande do Norte cede, de forma colaborativa, o uso do SUAP para essas instituições.

Instituto Federal de BrasíliaIFB
Instituto Federal de Mato Grosso do SulIFMS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA
Instituto Federal do AmapáIFAP
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRN
Instituto Federal GoianoIFGO
Instituto Federal de PernambucoIFPE
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloIFSP
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão PernambucanoIF Sertão PE
Instituto Federal do Sul de Minas GeraisIF SUL DE MINAS
Instituto Federal Fluminense IFF
Instituto Federal do Mato GrossoIFMT
Instituto Federal de RoraimaIFRR
Instituto Federal do PiauíIFPI
Instituto Federal do TocantinsIFTO
Instituto Federal de RondôniaIFRO
Colégio Pedro IICP2

Todos os usuários de dos serviços de Tecnologia da Informação (TI) do IFCE são, de alguma forma, usuários do SUAP, sejam estes servidores, alunos, terceirizados ou visitantes, uma vez que devem fazer uso do sistema para realização de suas atividades ou para acesso a informações da Instituição.

O SUAP foi construído na perspectiva de uma instituição multicampi, possuindo, assim, uma estrutura modular, que possibilita a interligação dos diversos dados por área e por unidade, visando à gestão integrada das informações.

Atualmente, o sistema se encontra em pleno desenvolvimento e, portanto, continua recebendo atualizações constantes para resolução de “bugs”, adição de novas funcionalidades, melhorias de funcionalidades existentes e criação de novos módulos.

Abaixo, são listados, com uma breve descrição, os módulos disponíveis para uso:

Módulo Descrição
Gestão de Pessoas Integrado com o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), com gestão de dados funcionais, editais de remoção, contra-cheques, competições desportivas, férias, digitalização de pastas funcionais, impressões de carteiras funcionais e crachás, indicadores de pessoal, entre outros.
Ponto Eletrônico módulo de registro e acompanhamento de ponto eletrônico, através de terminais, com base em desktop, autenticação por biometria e topologia distribuída.
Protocolo módulo destinado à gestão de trâmites de unidade protocolizadora.
Patrimônio módulo destinado à gestão de controle patrimonial, com coletor de dados (tipo Android), possibilitando emissão de relatórios financeiros, trâmites de transferência de inventários e localização de bens, além de operações referentes à depreciação patrimonial.
Almoxarifado módulo de controle de estoque de almoxarifado.
Planejamento módulo de planejamento anual da Instituição, com gestão de objetivos, metas e ações
Contratos módulo de gestão de contratos, com funcionalidades de controle de medições, anexação de documentos contratuais, fiscais, avisos de vencimento, renovação, etc.
Convênios módulo de gestão de convênios.
Catálogo de Materiais catálogo único de materiais utilizados nos módulos de Patrimônio e Almoxarifado, com especificação técnica e pesquisa de preços.
Compras módulo para levantamento de necessidades de compras em todos os Campi do Instituto Federal.
Chaves módulo para controle de empréstimo de chaves de salas e veículos com terminal biométrico.
Gestão de Projetos de Extensão módulo de gestão dos projetos de extensão institucionais, permitindo o acompanhamento e a emissão de relatórios de projetos.
Controle de Acesso de Visitantes terminal de controle de acesso de visitantes com dados cadastrais, foto e histórico de visitas
Gestão de Cursos e Concursos módulo para acompanhamento de horas trabalhadas por servidores para recebimento de proventos por encargos de cursos e concursos.
Edu módulo de gestão acadêmica para todas as atividades de ensino de uma instituição acadêmica. Dividido por níveis de ensino, atualmente, atende os cursos de formação inicial e continuada (FIC) e está iniciando a fase de testes para os cursos de pós-graduação.
Indicadores de Gestão módulo de dados para o cálculo dos indicadores de gestão institucional exigidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), armazenando todas as variáveis necessárias para calcular os indicadores de forma clara, sem intervenções manuais.
Autoavaliação módulo de gestão do processo de autoavaliação institucional, com aplicação de formulários de pesquisa para toda a comunidade do IFCE.
Consulta pública PDI módulo para consulta pública, em toda a comunidade institucional, visando à catalogação de sugestões de todos os usuários no processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Currículos e Grupos CNPQ Lattes módulo de importação de currículos da Plataforma Lattes, bem como de informações de Grupos de Pesquisa para disponibilização e cálculo de indicadores de pesquisa.
Clipping módulo de gestão de clipping para o setor de Comunicação Social com motor de busca em veículos de comunicação digitais.
Central de Serviços de TI: módulo de gestão de Central de Serviços de TI, baseado nas boas práticas de ITIL (sigla para Information Technology Infrastructure Library), cobrindo a gestão de incidentes e requisições, com base de conhecimento e escalonamento entre níveis de atendimento.
Sistema Gestor de Concursos módulo de gestão de todo o processo que envolve a realização de Concurso Público ou Processo Seletivo Discente, cobrindo todas as etapas, desde inscrição, acompanhamento de pagamentos, logística operacional de realização das provas, correção, classificação e divulgação dos resultados.

Fonte:

adaptado de http://portal.suap.ifrn.edu.br/


Última revisão: ~~25 de Outubro de 2023~~

  • sistemas/suap/sobre.txt
  • Última modificação: 2023/10/25 14:37
  • por Daniele Miguel da Silva