sistemas:suap:controle_de_refeicoes_-_refeitorio

Antes de iniciar um programa, é necessário que haja o cadastramento de um edital. Posteriormente, ocorre o período de inscrição para esse programa, permitindo assim que os alunos se inscrevam.

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Serviço Social → Programas → Editais

Figure 1: Adicionando edital

É importante ressaltar que para que o programa seja criado é necessário criar um Cadastro com um Tipo de Atendimento Individual. Esse atendimento é realizado pelo Coordenador de Atividades Estudantis Sistêmico, esse profissional fica na Reitoria.

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Cadastro → Tipos de Atendimentos Individuais

Figure 2: Adicionando atendimento individual

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Serviço Social → Programas → Programas

Escolha o Tipo de Programa, a Descrição, o Campus, Atendimentos incluídos (tipo de atendimentos criado anteriormente), Público Alvo (CAMPUS), Configurações e Período de Solicitações de Alteração de Dias/Refeições.

Figure 3: Criando programa

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Serviço Social → Programas → Períodos de Inscrições

Nesse momento, considera-se que o Edital já tenha sido criado anteriormente para então prosseguir no período de inscrições.

Lembrando de deixar desmarcado a opção - Apenas participantes dos programas podem se inscrever.

Figure 4: Período de inscrição

O Assistente social deve cadastrar a Oferta das Refeições e preencher conforme a realidade do campus.

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Serviço Social → Programas → Oferta → Refeições

Figure 5: Oferta de refeições

Após realizado esses processos, o aluno poderá preencher o formulário de caracterização social.

Uma vez que o aluno tenha sido cadastrado ou migrado para o SUAP é possível realizar a CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA.

Para realizar esse processo basta seguir os passos:

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Serviço Social → Caracterização Socioeconômica

Para realizar esse processo basta seguir o caminho do menu ou verificar o alerta de pendências, conforme aponta as setas na figura.

  1. Opção “PENDÊNCIAS” e em “CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA” é possível que o aluno preencha o formulário;
  2. Opção “FIQUE ATENTO” aparece para o aluno o período para inscrever no programa.

Após o preenchimento dessa Caracterização Socioeconômica, o aluno pode se inscrever no programa e receber vários benefícios.

Figure 6: Caracterização Socioeconômica

Nesse momento, o aluno irá preencher o formulário e então será realizado a caracterização.

Figure 7: Caracterização Socioeconômica

A partir de agora o aluno irá Efetuar a Inscrição no Programa, onde deverá verificar e preencher outras informações e finalizar o cadastro.

Conforme mostra a imagem abaixo, em FIQUE ATENTO.

Figure 8: Fique atento

Em seguida irá aparecer a tela da figura abaixo, onde o aluno deverá preencher as informações existentes nas abas, Caracterização Socioeconômica, Caracterização do Grupo Familiar, Documentação, Detalhamento e Confirmação.

Figure 9: Efetua Inscrição

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Serviço Social → Programas → Inscrições

Após a realização da inscrição pelo aluno, o Assistente Social visualiza quantos foram inscritos no programa. E então, conforme as orientações, irá emitir o parecer.

Figure 10: Verifica Solicitação

Na imagem abaixo, o Assistente Social tem todas as informações dos alunos inscritos, será possível visualizar o Comprovante de Inscrição, verificar a documentação e emitir parecer. Para registrar a entrega de documentação, basta selecionar o aluno e clicar em Ações e então registrar a data da entrega da documentação.

Figure 11: Deferimento da documentação

Após a situação estando Ativa, Documentação entregue, Parecer Deferido fica faltando apenas as Participações.

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Serviço Social → Programas → Programas

Clique na lupa, conforme mostra a seta na figura.

Figure 12: Visualiza programas

Antes de gerenciar informações é importante que seja preenchido o campo em Categoria de Alunos.

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Serviço Social → Cadastros → Categorias de Alunos

Clique em Adicionar Categoria de Alunos para Alimentação

Figure 13: Categoria de alunos

E preencha os campos da figura abaixo:

Figure 14: Informações

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Serviço Social → Programas → Programas (Gerenciar Participações)

Observe que: No nº 1 - Gerenciar Participações direciona para o local onde é autorizado as participações no programa.

No nº 2 - Mostra os alunos que já são participantes.

Figure 15: Gerenciar Participações

Na imagem abaixo é possível verificar os alunos que:

  1. São participantes no programa;
  2. Estão aguardando Adicionar Participação (como mostra as setas).
Figure 16: Horário de solicitação de Refeições

ATIVIDADES ESTUDANTIS → Controle de Refeições → Horários de Solicitação de Refeição Clicar no botão - Adicionar Horário de Solicitação de Refeição

Figure 17: Situação em participações

Preencher as informações de acordo com a necessidade local.

Figure 18: Horário de Refeição

Para iniciar a solicitação de Refeições é necessário que o aluno preencha a Caracterização Social. Não há necessidade de se inscrever em um programa.

Após a Caracterização Social, o aluno deverá clicar no botão Solicitar Refeições, que fica no final da página. Essa funcionalidade permite que os alunos solicitem refeições e posteriormente passará pela avaliação da Assistência Social.

Figure 19: Solicitação de Refeição /caption>

Observação: O aluno não precisa estar cadastrado em nenhum programa, ou seja, não é participação e nem vai vincular o aluno ao programa, mas mostra o aluno no terminal do refeitório e permite que tenha a refeição solicitada, ou seja, será um atendimento avulso.

Após realizado o agendamento é possível selecionar a Data da Refeição e o Tipo de Refeição e Enviar. Feito isso, a Assistência Social poderá Deferir ou Indeferir as solicitações.

Avaliar Solicitações
Figure 20:

Após o aluno acessar o Terminal do Refeitório será salvo um Atendimento Individual automaticamente no sistema.

Atendimento Individual Automático
Figure 21:
  • sistemas/suap/controle_de_refeicoes_-_refeitorio.txt
  • Última modificação: 2023/11/20 11:20
  • por Daniele Miguel da Silva