Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


zimbra:cuidadospam

Protegendo-se de Emails Indesejados (SPAM)

Por mais que tenhamos cuidado, sempre aparecem nas caixas de correio (seja ela digital ou física) mensagens que não desejamos receber. Em se tratando de correio eletônico, tais mensagens são conhecidas como SPAM.

Este guia lhe ajudará a evitar, ou ao menos, diminuir a quantidade de emails com publicidade que não são desejados.

1ª - Cuide do seu endereço

É seu dever proteger o seu endereço de email, evite ao máximo informar o seu endereço (usuario@ifce.edu.br) em sites desconhecidos ou como email de contato em formulários de cadastro em sites que você não confia.


Sites de compra coletiva, por exemplo, compartilham endereços de e-mail entre si, ou seja, basta que você faça o cadastro em um único site para que os sites parceiros saibam qual é o seu endereço e comecem a enviar propaganda.

2ª - Cuide da sua Senha

Sua senha é a única segurança contra o acesso de terceiros à sua conta de e-mail. A DGTI NUNCA:!:, envia emails informando que a sua caixa de e-mail está lotada ou no qual solicita seus dados. Por isso nunca responda a tais emails. Você é única pessoa que pode saber a senha.

Este é um exemplo:

Não anote sua senha em locais visíveis como post-it ou fixada na tela do computador, faça o possivel para decorá-la

Evite também utilizar senhas de fácil dedução como 123456, abcd1234, abcdefg, etc. Se possivel utilize uma mistura de letras maiúsculas e minusculas e se possível incluir números. Senhas mais complexas são mais difíceis de se tentar adivinhar .

Existem outros tipos de emails que devem receber o mesmo tratamento, como os que são enviados por bancos informando que você recebeu um pagamento ou algo do tipo, da policia federal informando que tem uma intimação, agencias do correios informando que tem uma encomenda. portanto NENHUM destes orgãos são autorizados entrar em contato com você desta forma.

3ª - Utilize Filtros

Não quer mais receber emails de propaganda?, siga o passo a passo abaixo e crie um filtro para remover a publicidade automaticamente:

Passo a passo de como fazer:

Faça o login no zimbra e na tela inicial, clique em “Preferências” e em seguida clique em “Filtros”, a imagem abaixo pode mudar de acordo com o tema utilizado:

Em seguida clique no Botão “Novo Filtro”

No formulário que é exibido, no botão com nome “Assunto” clique e escolha a opção “Mensagem”, conforme abaixo:

No botão ao lado, onde tem “em conversas iniciadas por mim” clique e mude para “marketing em massa”, conforme abaixo:

Esta é a condição do filtro, o próximo passo é dizer o que fazer com tais mensagens, recomendamos que todas as mensagens que você considerar como SPAM sejam enviadas para a pasta SPAM, fazendo assim, você ajuda o zimbra a identificar melhor os emails de spam.

No botão “Manter na pasta Entrada” mude para “Mover para a pasta” conforme a imagem abaixo:

Agora selecione a pasta SPAM, para fazer isso clique no botão “Procurar” para exibir a tela de seleção de pasta, e selecione a pasta com o nome SPAM, conforme a imagem abaixo:

Em seguida clique em OK, pronto para fechar a janela.

Por fim, basta escolher um nome para o filtro, no exemplo abaixo eu coloquei “Filtro AntiSpam” mas pode ser qualquer nome, só não pode deixar em branco, após isso e clique em OK para concluir o processo.

Você pode criar outros tipos de filtros para organizar o seu email, por exemplo as mensagens de listas (todos, docentes, alunos, etc) podem ser colocadas em uma pasta separada, basta criar outro filtro e mudar na opção “conversas iniciadas por mim” para “listas de distribuição”.

Caso tenha dificuldades em seguir este procedimento, entre em contato com setor de suporte do seu campi.

Dúvidas, sugestões ou elogios, entre em contato com a DGTI: www.ifce.edu.br/dgti

Thiago Carneiro Feitosa 2014/09/26 19:43

zimbra/cuidadospam.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2017/03/28 15:35 (Edição externa)