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sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:gerenciarprocesso [2017/04/26 10:33]
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sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:gerenciarprocesso [2021/08/25 10:33]
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-====== SUAP/Processo Eletrônico/Manual do Usuário/Gerir Processo ====== 
  
-===== Visualização detalhada do processo ===== 
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-Para   gerenciar um processo eletrônico realize a consulta do processo de acordo com o procedimento descrito neste [[sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:consultaprocessos|link]]. Após localizar o processo clique na lupa para ver a página com os detalhes do processo. A Figura 1 mostra a página de listagem de processos, verifique que cada processo listado possui o ícone de uma lupa para visualização dos detalhes.  
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-{{ :sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:selecao_024.png?nolink&600 |}} 
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-Figura 1 - Listagem de Processos 
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-Na tela de detalhes do processo (Figura 2) existem 6 abas referentes as funções disponíveis para uso compor a peças / gerenciar o processo. São elas:  Documentos, Processos Apensados, Processos Anexados, Minutas, Comentários e Notificações.  
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-{{ :sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:selecao_028.png?nolink&600 |}} 
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-Figura 2 - Tela de visualização de detalhes de processos  
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-Cada uma destas abas possuem funcionalidades que serão exemplificadas abaixo para cada uma das abas. 
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-==== Aba Documentos ==== 
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-Ao clicar na aba documentos serão listados os documentos associados ao processo.  
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-{{ :sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:selecao_035.png?nolink&600 |}} 
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-Figura 3 - Tela de visualização de documentos 
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-As funcionalidades disponíveis na aba Documentos são: Adicionar Despacho, Adicionar Documento ou Realizar Upload de Documento. Abaixo exemplifica-se o uso de cada uma destas funcionalidades. 
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-=== Adicionar despacho === 
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-O que é um despacho?  
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-“Despacho é a decisão proferida pela autoridade administrativa no caso  submetido  à  sua  apreciação,  podendo ser favorável ou desfavorável à  pretensão  solicitada  pelo  administrado,  funcionário  ou não.” (José retella Júnior – Tratado de Direito Administrativo, Vol. II)  
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-Então, os despachos no sistema SUAP só podem ser adicionados pelo responsável do processo naquele momento, o qual deve ter perfil com autoridade para proferir despacho.  
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-Para adicionar um despacho ao processo, clique no botão "Adicionar Despacho" e visualizará a tela abaixo (Figura 4) 
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-{{ :sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:selecao_036.png?nolink&600 |}} 
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-Figura 4 - Tela de adição de despacho ao processo 
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-Após preencher o teor do despacho, a autoridade despachante deverá assinar o documento que pode ser assinado digitalmente com uso de senha ou de certificado digital A1 e A3(token). 
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-Alguns tipos de decisões e despachos dependendo do teor, fase do processo e do perfil da autoridade devem obrigatoriamente ser assinadas com cetrtificado digital do tipo A3 (token). 
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-=== Adicionar documento === 
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-Segundo o [[http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8539.htm|Decreto 8.539/2015]] as definições a respeito de documentos são: 
-I - documento - unidade de registro de informações, independentemente do formato, do suporte ou da natureza; 
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-II - documento digital - informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional, podendo ser: 
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-a) documento nato-digital - documento criado originariamente em meio eletrônico; ou 
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-b) documento digitalizado - documento obtido a partir da conversão de um documento não digital, gerando uma fiel representação em código digital; 
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-O SUAP possui o módulo [[sistemas:suap:documentoeletronico|Documento eletrônico]] que possibilita a criação, edição e assinatura digital de documentos eletrônicos (nato-digital), estes documentos podem ser adicionados aos processos eletrônicos através do botão "Adicionar Documento". 
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-Figura 5 - Tela de adição de documentos eletrônicos criados no SUAP 
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-== Realizar upload de documento ===  
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-Os documentos criados em meio digital fora do sistema SUAP ou documentos digitalizados devem ser carregados no SUAP através da opção "Realizar upload de documento"  
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-{{ :sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:selecao_038.png?nolink&600 |}} 
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-Figura 6 - Tela de upload de documentos eletrônicos  
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-Na tela de cadastro de documentos externos, o usuário deve preencher os campos referentes ao documento e selecionar o arquivo, depois clicar em "Salvar". Para adição de documentos externos sempre será necessário realizar a assinatura digital por senha ou certificado digital. 
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-A figura abaixo mostra o exemplo de cadastro de um upload de documento. 
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-PS. Os arquivos devem está no formato PDF 
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-{{ :sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:selecao_040.png?nolink&600 |}} 
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-Figura 7 - Exemplo do cadastro de upload de documento 
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-==== Aba Processos Apensados ==== 
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-O que é apensar processos? 
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- O apensamento é o ato de colocar processo ou protocolado junto a outro, sem que forme parte integrante do mesmo, obrigando-os a tramitarem juntos durante um certo período. É portanto, uma união de processos em caráter temporário. 
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-Ao clicar na aba documentos serão listados os processos apensados (associados) ao processo visualizado em tela. 
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-Para apensar um novo processo ao, deve-se clicar no botão "Apensar Processo". A Figura 8 mostra a aba de processos apensados. 
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-{{ :sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:selecao_042.png?nolink&800 |}} 
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-Figura 8 - Aba de processos apensados 
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-Na tela de apensamento, o(s) processo(s) a serem apensados devem ser buscados e uma justificativa de apensamento preenchida, conforme a Figura 9. 
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-{{ :sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario:selecao_043.png?nolink&600 |}} 
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-Figura 9 - Tela de apensamento de processo(s) 
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-==== Aba Processos Anexados ==== 
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-==== Aba Minutas ==== 
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-O que é Minuta: 
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-Minuta é a primeira redação de um documento ou de qualquer escrito. É um rascunho, um esboço de um texto.  
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-==== Aba Comentários ==== 
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-==== Aba Notificações ==== 
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-[[sistemas:suap:processoeletronico:manualdousuario|Voltar ao índice -  Módulo Processo Eletrônico]] 
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  • Última modificação: 2021/08/25 10:33
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