SUAP/Documento Eletrônico/Manual do Usuário/Gerar minuta de documento
Passo-a-passo
Na tela de visualização de documentos são listados os documentos criados. Os documentos que estiverem com a situação do tipo rascunho podem ser alterados para o tipo “minuta” que é um documento que não foi assinado e não tem valor legal ou administrativo.
Para acessar a opção “Gerar Minuta” deve-se acessar a página de visualização do documento, clicando no ícone da lupa (Figura 1).
![](/lib/exe/fetch.php?w=600&tok=7f167e&media=sistemas:suap:documentoeletronico:manualdousuario:selecao_055.png)
Será exibida a página de visualização do documento. Caso seja considerado que o documento esta pronto para ser assinado digitalmente deve-se gerar a minuta clicando no botão “Gerar Minuta” no canto superior direito da página (Figura 2).
![](/lib/exe/fetch.php?w=600&tok=c146e2&media=sistemas:suap:documentoeletronico:manualdousuario:selecao_059.png)
Após a geração da minuta serão disponibilizadas as opções:
- Retorno para rascunho: O documento volta a situação rascunho habilitando as opções de edição do texto.
- Assinar documento: Funcionalidade para assinar digitalmente o documento, podendo ser assinado com senha ou com uso de token.
- Solicitar assinatura: Funcionalidade para solicitar que outra pessoa assine o documento digitalmente, sendo gerada uma notificação para o assinante.
A figura 3 mostra a página com a minuta do documento e as opções de assinatura.
![](/lib/exe/fetch.php?w=600&tok=1c2290&media=sistemas:suap:documentoeletronico:manualdousuario:selecao_060.png)