sistemas:suap:pesquisa:cademaillaboratorio

Criação de e-mail institucional de laboratório

Situação: Criação de e-mail vinculado a um laboratório de pesquisa.

Solução: Criação da conta de e-mail no SUAP e envio das instruções de acesso/alteração de senha para o usuário responsável.

Perfil necessário: Coordenador do Laboratório (permissão indireta), Assessor de Pesquisa, Diretor de Pesquisa, Coordenador de TI, Coordenador de TI sistêmico

Tempo para execução: 2 minutos

Tempo para sincronização: até 4h

Acesse o menu Pesquisa :: Laboratórios.

Observe que é necessário que o laboratório já esteja previamente cadastrado no sistema. Ver Como cadastrar um Laboratório de Pesquisa. Para vincular o e-mail ao aluno/professor é necessário que o mesmo já esteja cadastrado como membro do laboratório.

Utilize as opções de e-mail para criar uma nova conta (botão Criar e-mail):

Informe apenas o prefixo da conta; o subdomínio será exibido no formulário. Escolha um usuário responsável pela conta. O usuário precisa ser um membro do laboratório (aluno, professor ou o coordenador do laboratório).

É recomendado que a alteração de senha seja executada pelo próprio usuário responsável, conforme instruções contidas no artigo a seguir: Alterar senha de e-mail institucional de laboratório

Devido ao tempo de sincronização com a plataforma de e-mail do Google, só será possível alterar a senha da conta após o prazo necessário para a sincronização. Até lá a conta ficará “Em processo de criação” e o botão de Alterar senha não será exibido.

Após passadas 4h, utilize o botão Alterar senha e informe a senha de acesso com no mínimo 8 caracteres.

  • sistemas/suap/pesquisa/cademaillaboratorio.txt
  • Última modificação: 2021/09/01 10:23
  • por Edwilson de Sousa Carvalho