Essa é uma revisão anterior do documento!
SUAP/Processo Eletrônico/Manual do Usuário/Gerir Processo
Visualização detalhada do processo
Para gerenciar um processo eletrônico realize a consulta do processo de acordo com o procedimento descrito neste link. Após localizar o processo clique na lupa para ver a página com os detalhes do processo. A Figura 1 mostra a página de listagem de processos, verifique que cada processo listado possui o ícone de uma lupa para visualização dos detalhes.
;#; Figura 1 - Listagem de Processos ;#;
Na tela de detalhes do processo (Figura 2) existem 6 abas referentes as funções disponíveis para uso compor a peças / gerenciar o processo. São elas: Documentos, Processos Apensados, Processos Anexados, Minutas, Comentários e Notificações.
;#; Figura 2 - Tela de visualização de detalhes de processos ;#;
Cada uma destas abas possuem funcionalidades que serão exemplificadas abaixo para cada uma das abas.
Aba Documentos
Ao clicar na aba documentos serão listados os documentos associados ao processo.
;#; Figura 3 - Tela de visualização de documentos ;#;
As funcionalidades disponíveis na aba Documentos são: Adicionar Despacho, Adicionar Documento ou Realizar Upload de Documento. Abaixo exemplifica-se o uso de cada uma destas funcionalidades.
Adicionar despacho
O que é um despacho?
“Despacho é a decisão proferida pela autoridade administrativa no caso submetido à sua apreciação, podendo ser favorável ou desfavorável à pretensão solicitada pelo administrado, funcionário ou não.” (José retella Júnior – Tratado de Direito Administrativo, Vol. II)
Então, os despachos no sistema SUAP só podem ser adicionados pelo responsável do processo naquele momento, o qual deve ter perfil com autoridade para proferir despacho.
Para adicionar um despacho ao processo, clique no botão “Adicionar Despacho” e visualizará a tela abaixo (Figura 4)
;#; Figura 4 - Tela de adição de despacho ao processo ;#;
Após preencher o teor do despacho, a autoridade despachante deverá assinar o documento que pode ser assinado digitalmente com uso de senha ou de certificado digital A1 e A3(token).
Alguns tipos de decisões e despachos dependendo do teor, fase do processo e do perfil da autoridade devem obrigatoriamente ser assinadas com cetrtificado digital do tipo A3 (token).
Adicionar documento
Segundo o Decreto 8.539/2015 as definições a respeito de documentos são: I - documento - unidade de registro de informações, independentemente do formato, do suporte ou da natureza;
II - documento digital - informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional, podendo ser:
a) documento nato-digital - documento criado originariamente em meio eletrônico; ou
b) documento digitalizado - documento obtido a partir da conversão de um documento não digital, gerando uma fiel representação em código digital;
O SUAP possui o módulo Documento eletrônico que possibilita a criação, edição e assinatura digital de documentos eletrônicos (nato-digital), estes documentos podem ser adicionados aos processos eletrônicos através do botão “Adicionar Documento”.
;#; Figura 5 - Tela de adição de documentos eletrônicos criados no SUAP ;#;
Realizar upload de documento
Os documentos criados em meio digital fora do sistema SUAP ou documentos digitalizados devem ser carregados no SUAP através da opção “Realizar upload de documento”
;#; Figura 6 - Tela de upload de documentos eletrônicos ;#;
Na tela de cadastro de documentos externos, o usuário deve preencher os campos referentes ao documento e selecionar o arquivo, depois clicar em “Salvar”. Para adição de documentos externos sempre será necessário realizar a assinatura digital por senha ou certificado digital.
A figura abaixo mostra o exemplo de cadastro de um upload de documento.
PS. Os arquivos devem está no formato PDF
;#; Figura 7 - Exemplo do cadastro de upload de documento ;#;
Aba Processos Apensados
O que é apensar processos?
O apensamento é o ato de colocar processo ou protocolado junto a outro, sem que forme parte integrante do mesmo, obrigando-os a tramitarem juntos durante um certo período. É portanto, uma união de processos em caráter temporário.
Ao clicar na aba documentos serão listados os processos apensados (associados) ao processo visualizado em tela.
Para apensar um novo processo ao, deve-se clicar no botão “Apensar Processo”. A Figura 8 mostra a aba de processos apensados.
;#; Figura 8 - Aba de processos apensados ;#;
Na tela de apensamento, o(s) processo(s) a serem apensados devem ser buscados e uma justificativa de apensamento preenchida, conforme a Figura 9.
;#; Figura 9 - Tela de apensamento de processo(s) ;#;
Aba Processos Anexados
Aba Minutas
O que é Minuta?
Minuta é a primeira redação de um documento ou de qualquer escrito. É um rascunho, um esboço de um texto.